loader image

Plano de Saúde ou Convênio: Vale a pena aceitar o benefício?

links patrocinados

Quando entramos em um novo emprego temos interesse não apenas no salário, mas também nos benefícios que a empresa pode oferecer, entre os quais, o que costuma ser um atrativo é o plano de saúde.

O plano de saúde é normalmente concedido de forma voluntária pela empresa, pois, devido a algumas Convenções Coletivas de Trabalho, não existe nenhuma lei trabalhista que a obrigue oferecer.

Você já ouviu falar sobre o plano de saúde ou convênio e tem dúvidas em torno do assunto? Veja aqui tudo o que você precisa saber.

O que é plano de saúde ou convênio?

O plano de saúde, também conhecido como convênio médio, é um pacote empresarial feito com uma corretora para conceder benefícios médicos ao funcionário.

O benefício oferece ao empregado a possibilidade gratuita de ir ao médico, sem precisar pagar pela a consulta.

links patrocinados

Por esse motivo, será necessário apenas a apresentação do cartão de convênio no hospital ou médico e pronto!

Entretanto, nem todos os hospitais ou médicos aceitam todos os convênios, onde será necessário analisar onde seu plano de saúde possuí parcerias para realizar suas consultas.

Pra que serve o Plano de saúde?

O plano de saúde serve para que o funcionário seja beneficiado com consultas médicas de quaisquer especialidades, onde tudo será pago pela empresa, porém, com uma porcentagem estabelecida descontada em folha de pagamento.

Para se pensar sobre os convênios médicos, podemos compará-los com o seguro de um automóvel, pois você só perceberá a importância quando precisar usar.

Por mais que ele seja uma despesa e compreenda um gasto para a empresa, é certo que visa proteger um dos maiores bens que você pode possuir: a saúde.

O plano de saúde desconta algum valor no salário?

Sim! É importante esclarecer que o plano de saúde é pago pela a empresa empresa, contudo, ela possuí uma pequena cobrança no salário, contudo, os valores não chegam nem próximos do que você gastaria com médico.

links patrocinados

Não existe legislação que trata sobre o valor exato do desconto do plano de saúde, pois cada empresa poderá sugerir uma empresa diferente.

Contudo o empregador pode descontar um valor pelo plano de saúde, como em benefícios como vale-refeição, vale-transporte. O valor total de desconto por benefício não poderão exceder 40% da renda total do funcionário.

Embora não tenha um valor determinado você poderá saber a média do valor de um plano de saúde através do simulador de convênio.

plano de saúde ou convênio

Quais os tipos de planos de saúde existentes?

O valor do plano de saúde deverá ser pontuado no momento da solicitação ou no momento da assinatura do contratado de trabalho quando você receber sua admissão.

O plano de saúde poderá ser oferecido em 3 tipos, sendo eles:

  • Convênio médico: Somente a idas a alguns médicos específico, normalmente os que tratam de urgências, clinico geral, etc.
  • Convênio odontológico: Direcionado aos dentistas que tratam de dentes (Normalmente mais barato não passando dos R$50, mas pode haver exceções).
  • Plano de saúde: Sem restrição de médico, todos os que são conveniados pela a empresa do convênio oferecido.

Sou obrigado a aceitar o convênio?

Os planos de saúde empresariais são coletivos, e para os colaboradores é um benefício opcional, já que não existe qualquer obrigatoriedade.

Então, não, você tem a opção de não aceitar o recebimento do convênio.

Basta informar o funcionário responsável, que normalmente será do RH (Recursos Humanos).

Porque fazer o plano de saúde?

Indicamos que você analise o convênio no qual a sua empresa oferece o benefício, isso porque o benefício pode contribuir de uma forma grandiosa.

Caso seja uma empresa de boa reputação e com uma boa rede de atendimento seria ótimo aceitar o benefício.

O valor gasto com consultas médicas podem trazer um grande rombo financeiro. O pior que quando mais precisamos ir ao médico é em caso de emergências, e sem um convênio a necessidade por falar mais alto.

Com um convênio você poderá fazer diversos exames pagando um valor fixo por mês, que será muito menor do que se pagasse no particular.

Dentre as empresas mais populares as que recomendamos são:

Essas empresas possuí uma grande rede de atendimento e ainda contam com excelentes médicos para o seu atendimento.

A empresa é obrigada oferecer convênio?

Não, a empresa somente concede o benefício por opção própria e caso exista a possibilidade, não sendo obrigatório como norma ou em legislação oferecer o convênio.

Normalmente, quanto maior a empresa maiores a chances de se ter o benefício.

Além disso, empresas médicas, de nutrição ou qualquer uma da área da saúde tendem a ter esse tipo de benefício.

Para saber você deverá ir até o RH da empresa e solicitar. Ele deverá vir em um documento, que deverá ser assinado autorizando a solicitação e desconto do benefício.

Em pouco tempo você ganhará o cartão do convênio e a guia médica para saber os hospitais que atendam.

Se eu recusar o convênio de inicio, perderei a oportunidade?

Não! Se você não sente segurança no convênio oferecido de plano de saúde você poderá recusa-lo e solicita-lo posteriormente.

Sendo assim, aproveite o tempo para estudar sobre a empresa de convênio e solicite depois caso tenha interesse.

Tendo certeza da sua satisfação com o benefício.

Publicidade