Efetivação: Atenda as expectativas do mercado de trabalho

Foi contratado como jovem aprendiz, contudo gostou da empresa e deseja trabalhar lá como um efetivo? Para isso será necessário a efetivação de trabalho.

Segundo a lei de aprendizagem número 10.097/2000 toda empresa de médio a grande porte devem completar sua grade de funcionário com 5% a 15% como jovem aprendiz.

Para isso o jovem deverá se encaixar no perfil determinado pela a lei, onde ele deverá ter dentre 14 a 24 anos e estar estudando ou concluído a escola de nível regular.

Sendo assim a empresa ficará responsável ao jovem, junto a uma instituição de ensino parceira para que o mesmo receba a capacitação profissional.

A Efetivação

Conforme a instituição parceira da empresa e a empresa capacitam o jovem para o mercado de trabalho, o mesmo irá ganhar suas próprias qualificações e individualidade.

Assim o jovem aprendiz poderá mostrar suas competências e ao mostrar ser um bom jovem aprendiz, o mesmo poderá receber sua efetivação.

Deste modo o jovem deixará seu cargo de aprendizagem e se tornará um profissional efetivo da empresa. Assim anulando o contrato anterior e assinando um novo contrato.

efetivação - jovens trabalhando juntos

Quem pode ser efetivado?

Não só o jovem aprendiz pode ser efetivado, como qualquer funcionário contratado por prazo determinado, portanto considere:

  • Estagiários.
  • Jovem Aprendiz.
  • PJs.
  • Temporários.
  • Treines.

Como me tornarei um profissional efetivo na empresa?

Para que você se torne um funcionário efetivo, você deverá assinar um novo contrato e anular o anterior. Sendo assim os benefícios propostos no contrato pré-determinado serão anulados, e entrará em vigor os do contrato de efetivação.

Esse contrato deverá ser lido e pontuado os pontos mais importantes, portanto tenha em mente que benefícios como décimo terceiro, férias, etc serão zerados.

A empresa deverá atualizar todos os seus dados nos bancos de dados da empresa, e você será visto como um funcionário recém contratado no sistema da empresa. Contudo com o costume de trabalhar no mesmo local.

Como saber se vou receber minha efetivação?

Isso é algo que vai se formando conforme o aprendiz irá trabalhando na empresa. Sendo assim o movimento deverá ser notado pelo jovem, pois os sinais devem ser claros.

Portanto para reconhecer se você será efetivado ou não você deverá notar se:

  • Você recebeu feedback e os mesmos eram positivos.
  • Você entrega bons resultados que são notados.
  • Você é procurado pelos funcionário e assim tem uma certa reputação.
  • A empresa diz que é possível realizar a efetivação de bons funcionário.
  • Você tem aspirações e ambições.
  • Estar estudando ou desenvolvendo alguma qualificação profissional.

efetivação - mulher pensativa

Eu sou o único responsável pela minha efetivação?

Não! Para que sua efetivação aconteça os responsáveis serão:

  • Você e o seu trabalho.
  • Seu gestor e como o mesmo te treinou e você aplicou o conhecimento.
  • A empresa possibilitando a efetivação de bons funcionário.

Ela é uma estratégia de não perder funcionário capazes e bem treinados. Assim o mesmo sairá de sua jornada de experiência para se tornar um profissional confiável e hábil a suas atividades.

Efetivação de fim de contrato

Algumas empresas, com a finalidade de ajudar ainda mais o trabalhador, oferece a efetivação apenas ao chegar ao fim do contrato.

Sendo assim o jovem poderá receber todos os pagamentos do contrato anterior e depois começar uma nova jornada de trabalho com o novo contrato.

Desta forma ele terá muito mais benefícios, pois  receberá todos os benefícios trabalhados e não sofrerá com a anulação do contrato de aprendizagem.

Qual a diferença entre efetivação e renovação do contrato?

Ao ser efetivado, você deixará um cargo anterior para começar a trabalhar em uma novo cargo ou função. Sendo assim o mesmo é como uma quebra de contrato para realizar o novo.

Por outro lado a renovação, consta em aumentar o tempo de uma atividade ou função. Portanto o contrato anterior não é anulado, somente prolongado para a nova data.

Ao chegar ao fim do contrato o mesmo pode ser renovado, efetivado ou homologado.

efetivação - ilustracao mostrando o processo de assinatura de um contrato

Notícias Relacionadas