page title icon Planilha de Gastos Simples: Controle suas finanças

Propaganda

Começando sua vida profissional e por isso suas despesas não param de crescer? Isso ocorre pois agora o seu mundo se expandiu e você está descobrindo novas formas de gastar o seu dinheiro.

Esse fator pode ser bom ou ruim, mas você precisará de uma planilha de gastos para que não se enrosque financeiramente.

Sem uma planilha de gastos você terá dificuldades em ter um com controle de gastos e as chances de não ver suas dividas crescerem são maiores.

Conforme você irá gastando com pequenas dividas as mesmas irão se acumulando, e por estarmos tão entretidos com nossa vida, acabamos por nem perceber que gastamos mais do que podemos.

Sendo assim iremos te ensinar a fazer uma planilha de gastos simples, para que você possa ter um controle de suas finanças e então saber com o que está gastando.

O que é uma planilha de gastos?

Uma planilha de gastos nada mais é que um quadro onde você irá colocar todos os seus gastos e ganhos do mês a fim de saber os valores obtidos na data. Sendo assim você terá uma visão mais concreta e ampla de seus gastos e quais possíveis cortes poderá fazer.

Assim você conseguirá priorizar os seus objetivos financeiros, onde ficará muito mais fácil analisar os valores que devem ser acumulados, gastos ou cortados de sua renda.

A planilha de gastos podem ser feitas as diversas plataformas e aplicativos, mas aqui usaremos a mais tradicional que será através do Excell.

Como fazer a planilha de gastos?

Se você não tiver conhecimento com o pacote office, provavelmente fazer uma planilha de gastos poderá ser um pouco complicado, sendo assim é importante que você siga o nosso passo a passo a risca para que você consiga fazer sua planilha de gastos simples.

Depois, com o tempo você poderá estudar mais sobre a ferramenta e então aprender a fazer uma planilha de gastos mais complexas com cálculos mais práticos e mais minuciosos.

1 – Abra o Excel no docs

Para abrir o Excel no docs será necessário ter uma conta gmail, para isso você deverá se registrar clicando aqui.

Após criar a sua conta você deverá ir no site do Doc.

Pronto! Agora poderemos começar!

2 – Começando a tabela

Perceba que o Excel tem várias linhas, onde no canto superior esquerdo terá a horizontal que será alfabética e a vertical será numérica.

Na horizontal alfabética você colocará ” Contas” e nas seguintes os meses do ano até chegar na letra M.

Na verticais numéricas você deverá colocar todas as suas dívidas fixas, como: Faculdade, transporte, alimentação, telefone, internet, etc. Ao terminar pule uma linha e coloque: Salário, despesas e sobra, até que ela fique assim:

Jovem Aprendiz Brasil Planilha de gastos simples corpo 1

3 – Colocando os valores

Agora você deverá ir no mês atual e colocar o valor pago sobre a despesa informada na lateral, coloque o valor de todas as despesas, até ficar assim:

Jovem Aprendiz Brasil Planilha de gastos simples corpo 2

Selecione o número correspondente ao valor de uma dívida e clique no botão de R$ que estará no menu superior do Excel.

Jovem Aprendiz Brasil Planilha de gastos simples corpo 3

Isso dará a plataforma a informação de que aquele valor é em real.

Agora no campo do salário, você deverá colocar o valor recebido correspondente aquele mês.

4 – Criando as fórmulas dos gastos

Em baixo de salário estará o campo de despesas em frente a ele, na coluna B você deverá colocar a seguinte informação, que chamamos de fórmula: =SOMA (B1:B6) e aperte enter.

Jovem Aprendiz Brasil Planilha de gastos simples corpo 4

Contudo você terá mais ou menos dívidas que o exemplo e você deverá colocar no local do (B1:B6) a letra correspondente ao mês em questão e o número da tabela correspondente ao valor da primeira divida até a última, para que assim a tabela some todos os valores automaticamente.

Assim você não precisará da calculadora para saber o quanto você gastou durante o mês.

5 – Criando a fórmula das sobras

Agora em frente a sobra você deverá colocar a seguinte fórmula =B8-B9

Jovem Aprendiz Brasil planilha de gastos simples corpo 5

Você deverá colocar a letra e números correspondente da sua tabela, você o achará no local onde estará escrito o salário e os gastos no mês correspondente ao gasto.

6 – Resultado

Pronto! Agora você terá uma tabela que irá dizer exatamente o quanto você gastou no mês, com o que e o quanto sobrou para sobreviver no mês.

Jovem Aprendiz Brasil planilha de gastos simples corpo 6.jpg

Repita isso todos os meses

Agora você deverá fazer isso todos os meses, todos os seus gastos você deverá colocar na tabela, quanto mais exato você for com os valores, mais próximo você chegará na realidade da sua renda.

Assim você verá com que você está gastando mais e a onde fazer cortes. Sendo assim todas as suas despesas fixas, ou seja, aquelas que você terá que pagar todos os meses como faculdade, água, luz, telefone, etc. Você poderá deixar no topo e preenchida até o final do mês ou até última parcela.

Deste modo você já irá garantir que uma parte do seu dinheiro deverá ser reservada para que você não entre no vermelho. Sendo assim as demais contas que são imprevisíveis você vai colocando quando elas aparecerem.

Você deverá colocar a formula no fim de todas elas para que as somas sejam feitas, não esqueça que a cada mês a letra da formula deverá mudar correspondentemente e o numeral de acordo com as dividas.