Você sabe como funciona e o que é a PLR? Neste artigo iremos explicar o que é, como funciona e como ela é concedida aos colaboradores jovem aprendiz da empresa.
O que é PLR?
Se você se inscrever em vagas de jovem aprendiz, já deve ter se deparado com a sigla PLR, na descrição da vaga onde ela aparece como um dos benefícios que a empresa oferece.
PRL é a sigla para Participação dos Lucros e Resultados e significa que se a empresa atinge suas metas de vendas ou de prestação de serviços melhorando assim os seus lucros, o colaborador receberá uma espécie de bônus.
Sendo assim, como o crescimento financeiro da empresa é resultado de um bom trabalho feito pelos funcionários, eles participam do lucros e recebem.
Este direito à participação dos lucros foi conquistado por trabalhadores bancários no ano de 2000 com a regulamentação através do Decreto lei n° 10.101 e posteriormente, atualizada em 2013 Lei 12.832.
Como Funciona?

A participação de lucros é determinada anualmente após balanço de lucros e resultados da empresa. O pagamento pode ser feito em parcelas (até duas parcelas) ou integralmente (pago de uma vez/uma parcela).
Embora seja lei, o empregador não é obrigado a implementar o benefício para os funcionários. No entanto, caso o sindicato juntamente com os representantes decida que sim, a empresa faz o acordo.
Neste acordo será necessário definir metas para que os colaboradores cumpram para que haja os pagamento da PLR.
A data deste pagamento pode ser realizada entre os meses de setembro do mesmo ano ou março do ano seguinte. Essas datas e este benefício são muito comuns em empresas do ramo financeiro, como os bancos por exemplo.
Por exemplo: Se trabalhou do mês 01 ao mês 12 de 2022 receberá a participação entre os meses de setembro de 2022 e a segunda em março de 2023.
Como é feito o cálculo?
Não há somente um valor estabelecido ou percentual igual. O valor pago é pré estabelecido juntamente com o sindicato de cada categoria e pode ser relativo de acordo com o cargo, área ou nível profissional.
No entanto, o cálculo é realizado com base no tempo de serviço, área ou setor que o trabalhador desempenha suas funções.
Então, neste caso será necessário saber se a empresa oferece o benefício de participação dos lucros e caso ofereça irá informar na descrição da vaga na parte de benefícios ou na sua entrevista de emprego.
Quem tem direito a receber a PLR?
Se o benefício foi implementado na empresa em que você trabalha, todos os colaboradores terão direito integral, caso tenha colaborado o ano inteiro, ou proporcional aos meses trabalhados.
Caso o trabalhador seja demitido desde que não seja por justa causa ou tenha pedido demissão, também terá direito a receber.
Jovem Aprendiz tem direito a PLR?
Sim! Mas, vale ressaltar que para qualquer contrato de trabalho é necessário que a empresa possua o plano de participação nos resultados para que o jovem aprendiz receba.
Veja todas as vagas de Jovem Aprendiz e se inscreva em todas da sua região.
Curta nossas redes sociais Insta, Face e Twitter e receba vagas direto no seu feed.
Compartilhe esta vaga no seu feed! Ajude quem precisa de um emprego.