Trabalho voluntário: Saiba onde fazer

Trabalho voluntário estimula o desenvolvimento social e contribui para o crescimento profissional de quem o pratica.

Dessa maneira, torna-se um serviço essencial, proporciona experiencia profissional e desenvolve habilidades que podem contribuir na escolha da sua vocação

Além disso o trabalho voluntário é um diferencial no currículo, onde a experiência como voluntário é bem vista pelo mercado de trabalho.

Portanto, acompanhe o artigo e saiba porque o trabalho voluntário é importante na construção da carreira profissional e onde ser voluntário.

Trabalho voluntário - voluntários unidos juntando as mãos

O que é trabalho voluntário

Trabalho voluntário é ação cidadã, e pode ser organizada por instituições, fundações, comunidades e demais órgãos interessados em oferecer assistência social. Dessa maneira, trata-se de organizações composta por profissionais responsáveis por projetos de ação social.

Sendo assim, o voluntariado é o envolvimento com trabalho social e por isso, uma experiência considerada essencial para desenvolver habilidades e posturas profissionais.

Portanto, ao se dedicar fazendo trabalho voluntário, está adquirindo experiência profissional  e ajudando no funcionamento de projetos sociais.

Experiencia profissional

Participar de projetos sociais como voluntário, poderá proporcionar experiencia profissional em diversas áreas. Sendo assim, é possível ter contato com o mundo do trabalho e aprender bastante, pois a possibilidade de realizar atividades ajuda desenvolver habilidades.

Tais como:

  • Planejamento e organização
  • Aprendizagem prática
  • Cidadania
  • Educação ambiental
  • Trabalho em equipe
  • Comunicação

Além disso, ter contato com programas onde se realizam trabalhos desse porte, contam como experiência profissional. Portanto, se ainda não tem experiencia profissional, é uma maneira de adquirir.

Além disso, para o mercado de trabalho , demonstra responsabilidade e comprometimento, sendo assim, um bom perfil profissional.

trabalho voluntário - ilustração do mundo e várias atividades voluntárias: doação, plantar árvores, etc.

Qualificação profissional

O aprendizado através do trabalho voluntário é por meio da ação cidadã, e por isso, uma experiencia de crescimento social. Dessa maneira, os trabalhos voluntários acabam ajudando a reconhecer e desenvolver habilidades profissionais.

Para a vida profissional o voluntariado é visto como uma qualificação profissional.

Área de atuação

  • Hospitais
  • Alojamentos
  • Eventos para arrecadações
  • Suporte educacional
  • Asilos

No entanto, para algumas áreas de atuação, há processos seletivos. Isso porque, as instituições trabalham com projetos que tem requisitos para poder funcionar.

Além disso, além dos demais voluntários, tem os voluntários profissionais especializados. Tais como, médicos, professores, agentes sociais, engenheiros civis, entre outros.

Onde fazer trabalho voluntário

Para ajudar na pesquisa por lugares, sugerimos um site que registra organizações fundações, institutos e comunidades. Todas as organizações apoiam os projetos sociais e precisam de ajuda de voluntários.

Então, caso queira conferir, clique aqui e acesse o conteúdo, o site conta com Ongs não só no Brasil, mas também em outros países.

Vale ressaltar, por serem variados os segmentos e áreas de atuação dos projetos sociais, existem muitas oportunidades. No entanto, antes de se candidatar para quaisquer vaga, é importante buscar informações sobre a organização.

Saber se você se encaixa no perfil para a vaga e conhecer o tipo de trabalho que você poderá realizar naquele ambiente.

Caso esteja disposto a fazer trabalho voluntário, se informe antes sobre a instituição e se estiver apto e disposto a assumir a responsabilidade, é só se cadastrar ou entrar em contato com o grupo.

Vale destacar que, uma das principais dicas para quem está começando é: manter-se informado!

Por isso, atualizar seus conhecimentos e se preparar através de pesquisas sobre empresas que contratam jovens e incentivam a capacitação profissional é essencial.

Agora que você já sabe onde e porque fazer trabalho voluntário, participe e ajude não só a desenvolver suas habilidades profissionais, mas também contribuir socialmente.

Outra maneira de estar sempre antenado é participar das oportunidades de emprego destinada a jovens em fase de aprendizado.

Sendo assim, se posteriormente desejar, acesse outros conteúdos relacionados no nosso site informativo e participe também das oportunidades de emprego Jovem Aprendiz.