page title icon Vestibular: O que é e como se preparar

Links Patrocinados

Você sabe o que é o vestibular e como se preparar para ele? Confira algumas dicas que podem te ajudar na  preparação ou iniciação dos estudos da prova que determina seu ingresso em uma universidade.  

 

O que é Vestibular?

O Vestibular em definição simples, é uma prova com diversas questões divididas por disciplinas, onde através do resultado (acertos e erros) dessas questões garantirá sua entrada na universidade.

A prova de vestibular é o método mais utilizado pelas instituições para avaliar seus conhecimentos do ensino médio e iniciar uma graduação. 

Geralmente funciona com a sua inscrição para realizar a prova que pode ser de uma única etapa ou em mais de uma.

Links Patrocinados

As provas são de caráter eliminatório e a quantidade de questões pode variar de acordo com o curso e instituição escolhida para realizar seu curso de graduação.

O número de questões e etapas podem ocorrer de acordo com o nível de disputa pelo curso, sendo que em instituições de ensino público a concorrência é maior e por isso, a dedicação para passar nesse vestibular também será.

Algumas universidades só abrem processos seletivos uma vez no ano, enquanto outras abrem a cada semestre ( de 6 em 6 meses ).  

Em algumas universidades privadas é possível inclusive realizar o vestibular com dia e horário agendados de acordo com as disponibilidades da instituição.

 

Qual universidade escolher?

Atenção às universidade reconhecidas pelo MEC

O MEC – Ministério da Educação é o principal órgão do governo federal, responsável pela fiscalização das instituições educacionais no Brasil, instituído através do Decreto decreto n.º 19 402.

Universidades reconhecidas pelo MEC têm credibilidade para o mercado de trabalho e significa que você irá estudar em uma instituição cujo os métodos e estrutura educacional foi avaliada e aprovada por este órgão federal e por isso é uma boa faculdade. 

Então, antes de escolher a universidade, verifique se ela é reconhecida pelo MEC.

Como me preparar?

Entenda qual o seu nível de dificuldade

Para compreender melhor seu nível de dificuldade, você poderá consultar alguns recursos online onde é possível ter acesso a exercícios e atividades para testar seus conhecimentos e com base nos acertos e erros medir o seu nível de conhecimento.

Assim, poderá planejar os tópicos de estudo que precisam de mais dedicação, separando por nível de dificuldade. Por exemplo, se precisa desenvolver mais seus conhecimentos em matemática, linguagem, ortografia, conhecimentos gerais, assuntos atuais, entre outros.

Um ótimo recurso que você pode utilizar são os sites que oferecem gratuitamente, simulados de provas de vestibulares para você testar seu conhecimento após se dedicar aos estudos. Com isso, já terá um apoio que ajudará a desenvolver as etapas que deverá seguir para melhorar.

 

Saber qual o cronograma da prova

Essencial saber o que vai cair na prova para você montar seu cronograma de estudos. Seguir o cronograma preestabelecido pela universidade vai te ajudar a se preparar. 

 

Montar seu cronograma de estudos para o Vestibular

Agora com base no cronograma que a universidade estabelece, você poderá se organizar para estudar os temas que serão encontrados na prova. 

Links Patrocinados

Geralmente são diversas disciplinas, então procure dividir um tempo determinado para cada uma. Assim você estuda uma coisa de cada vez. Mas, lembrando que cada pessoa pode ter um jeito específico para aprender, então tente desenvolver o seu.

 

Participe de grupos de estudos

Se vai estudar sozinha(o), os grupos de estudo podem te ajudar e MUITO! Isso porque, você criará uma rede de apoio que assim como você está no processo de estudos para o vestibular. 

Além disso, essa rede pode te ajudar trocando conhecimentos, indicando atividades e vocês podem testar esses conhecimentos juntos, comparar resultados e adquirir boas experiências e você também poderá ajudar o grupo. 

 

Treine redação

A redação tem um grande peso na pontuação dos vestibulares. Portanto, faça muitos exercícios de gramática, ortografia e escreva. As redações em sua grande maioria abordam temas atuais (assuntos do momento no Brasil ou no mundo). 

Com a redação será avaliado seu nível de texto argumentativo, capacidade de ler e redigir esses argumentos através da estrutura do texto que você irá escrever. 

 

Atenção na saúde

Faz parte do cronograma de estudos atentar-se com a saúde. Lembre-se que para ter bom desempenho tanto para estudar quanto para fazer o vestibular é necessário ter condições psicológicas e físicas saudáveis.

Estudar requer muita energia e dedicação, por isso, é necessário repor dormindo, se alimentando bem e se possível praticar alguma atividade de lazer. 

Links Patrocinados

Durante os estudos, faça pequenas pausas para relaxar um pouco, é parte da estratégia de desenvolvimento do conhecimentos um momento para se renovar.

Agora que você sabe mais sobre o que é vestibular e como se preparar, será necessário dedicação e foco. Lembrando, que para cada pessoa o ritmo pode ser diferente, tente encontrar o seu e adaptar-se a ele.

Também aconselhamos que você siga nossas dicas para te deixar atualizado sobre o mercado de trabalho, para isso utilize o nosso site do Jovem Aprendiz Brasil.

Links Patrocinados

Ainda mais, utilize nossas redes sociais com diversas dicas exclusivas para a sua orientação profissional. Não perca a chance de nos seguir no Instagram, Facebook e Twitter.