page title icon Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS)

Links Patrocinados

A Carteira de Trabalho e Previdência Social é um documento que legaliza a atividade para trabalhos remunerados, ou seja, para conseguir firmar uma relação de emprego será necessário possuir esse documento.

Ela pode ser emitida após os 14 anos de idade, pois essa é a idade mínima para trabalhar como Jovem Aprendiz, não há uma idade máxima para solicitar a carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS).

Possuir a Carteira de trabalho é garantir seus direitos trabalhistas, um salário regular, férias remuneradas, seguro desemprego e qualquer outro direito estipulado pela CLT ou qualquer outra lei de trabalho.

Por essa razão, vamos explicar o passo a passo para conseguir esse documento tão importante na nossa vida.

beneficios da CLT - homem segurando carteira de trabalho -Foto por Rafael Neddrmeyer / Fotos Públicas

Links Patrocinados

Solicitar a Carteira de Trabalho

Há duas formas de realizar a solicitação, a online e a presencial.

Antigamente a Carteira de Trabalho era emitida apenas presencialmente de modo físico, porém hoje ela foi substituída por um modelo online e digital.

Modelo Físico

A Carteira física é uma livreta onde seus dados laborais eram guardados, porem, ela foi gradualmente substituída pelo modelo online. No entanto, nem todos os empregadores tem acesso à tecnologia da carteira de trabalho digital ainda, por isso, caso seja  necessário a emissão do modelo impresso, o solicitador deve entrar em contato com o número 158.

Modelo Online

A nova Carteira de Trabalho Digital é realizada de maneira online, além de também possuir todos seus dados de forma digital. Ela substitui completamente a carteira física e é facilmente localizada através do seu CPF pelo aplicativo que pode ser baixado pelo site do governo ou na store do seu telefone celular.

Para Android: Clique aqui.

Para IOS: Clique aqui.

Como tirar a Carteira de Trabalho

Lembre-se que a emissão desse documento é realizada de maneira gratuita e não possui data de validade.

Uma das grandes diferenças do novo modelo do documento é que o número de identificação da sua carteira digital será o número do seu CPF.

Existem duas formas de solicitar esse documento e ambas ocorrem em diferentes cenários.

O modelo físico, hoje em dia, só é solicitado em casos específicos, normalmente o mais utilizado é o método do modelo online, pois ele já está integrado com o número do seu CPF.

Solicitar modelo físico

Se você precisar do modelo físico, será necessário entrar em contato com o número 158 e agendar um horário para a requisição do documento.

Solicitar modelo online

Para isso será necessário se cadastrar dentro do site do Governo Federal , preenchendo detalhes como nome, data de nascimento, nome dos pais, estado e CPF.

Após preencher os dados, você receberá uma senha provisória por e-mail, que permitirá o acesso a sua carteira de trabalho a partir do site do Governo Federal ou dos aplicativos de Android ou IOS.

carteira de trabalho - homem segurando carteira de trabalho
Foto por Camila Domingues / Fotos Publicas

Já tenho a versão velha, posso jogar no lixo?

Por se tratar de um documento ainda válido, nós do Jovem Aprendiz Brasil, não recomendamos que você jogue documentos no lixo, pois ele pode ser solicitado durante algumas operações com FGTS, aposentadorias, etc.

Não querem assinar minha carteira de trabalho

Quando o empregador assumir um vínculo de emprego com um funcionário, ele deve por lei assinar a documentação necessária para que o trabalhador seja respaldado pela legislação brasileira.

Links Patrocinados

Não recomendamos que aceite propostas de emprego que não assinam a carteira de trabalho, pois isso é visto como crime de falsificação de documento público.

Você pode efetuar denúncias contatando o Ministério do trabalho clicando aqui.

Passo a Passo para a utilização do aplicativo da CTPS

Se você possuir dúvidas sobre como funciona o aplicativo do CTPS, você pode verificar um manual online disponibilizado pelo governo como um guia completo de informações clicando aqui.

Links Patrocinados