Como descrever seus Defeitos na Entrevista de Emprego

links patrocinados

Se você está para fazer uma entrevista, saber descrever os seus defeitos na entrevista de emprego é muito importante, pois poderá ser questionado.

Sendo assim, você deverá se autoconhecer melhor e pensar na melhor forma de ser sincero, falar sobre seus defeitos na entrevista de emprego, mas sem manchar a sua imagem.

Por isso temos algumas dicas que podem te ajudar.

links patrocinados

Como descrever meus defeitos na entrevista de emprego?

Bom, lembre-se que quaisquer defeitos podem ser usados, contanto que você dê uma boa resposta.

Uma estratégia é citar uma qualidade sua que ajude a amenizar os problemas causados pelos defeitos.

Por exemplo: Qualidade – Sou uma pessoa muito bem organizada e pragmática. Defeitos – Tenho dificuldade em acordar cedo, por isso coloco diversos despertadores para me acordar, e durmo cedo, onde entre as 22:00 – 23:00 já estou na cama.

Assim, você tem uma causa e solução, que pode ser bem último, onde é percebido que sua dificuldade em acordar cedo, lhe trouxe mais responsabilidade e atitude para reparar o problema.

Mas se esse não é o seu problema, iremos citar alguns outros defeitos que podem ser mais parecidos com o seu:

JAB - Como descrever meus defeitos na entrevista de emprego: primeira imagem de corpo do site
JAB – Como descrever meus defeitos na entrevista de emprego: primeira imagem de corpo do site

Tenho dificuldade em dizer não

Falar que ter dificuldade em dizer não pode ser uma boa resposta caso você tenha realmente esse problema.

Isso porque, a resposta deixará claro que você é prestativo, gosta de ajudar os outros e participar, por mais que seja contra sua vontade às vezes.

As empresas adoram pessoas com esse perfil, pois podem ajudar muito dentro do trabalho, mas cuidado.

Você precisará se cercar de muitas responsabilidades, para conseguir se sair de atividades que não te pertencem. Utilize essa resposta somente se você quer entrar em um ambiente de crescimento, onde você irá trabalhar bastante e receber valor por isso.

A resposta pode ser dada assim:

“Tenho dificuldade para dizer não, e posso entrar em coisas que não me agregam apenas por ajudar. Isso pode ser negativo e positivo, porque por um lado ganhou a confiança dos outros, por outro, dedico minhas energias para as responsabilidades dos outros e podendo negligenciar as minhas às vezes.

Estou treinando minha firmeza, e estabelecer limites, e por isso, só ofereço minha ajuda em tempo livre.”

Me falta experiência profissional

Uma boa saída para vagas de Jovem Aprendiz, é falar que você não tem experiência profissional para conseguir um emprego, estando em fase de aprendizagem.

Parece uma resposta óbvia, mas acaba sendo aceitável, porque é verdade!

A resposta pode ser dada assim:

“Um dos meus defeitos, o principal para um emprego, é que eu não tenho experiência profissional. Por esse motivo, sei que posso errar muito, pois preciso aprender a entrar no mercado de trabalho e ter um trabalho de nível profissional.

Por isso, sei que preciso ter humildade e respeito a todos os colegas de trabalho, pois tenho muito o que aprender com eles, mas quem sabe consiga encontrar uma vocação que goste assim?”.

Tenho dificuldade em abandonar um projeto

Essa resposta, por mais que pareça uma puxação de saco, acaba funcionando.

Isso porque, possuem pessoas que ficam estagnadas em projetos que já se foram. Contudo, a resposta ainda pode demonstrar que você realmente se relaciona com aquilo que se compromete, sendo perfeccionista e tentando melhorar até o último segundo.

A resposta pode ser dada assim:

“Eu amo tudo com que me envolvo e isso é maravilhoso, até chegar no fim do projeto, parece que sou o último a desapegar. Ficou dedicando mais um tempo a possíveis falhas e detalhes, sendo que tudo já foi feito e com sucesso.

Preciso aprender a hora de parar, desligar minha responsabilidade e filtro de perfeição, para ter mais tempo para começar outras coisas”.

Demoro para começar algum projeto

Essa resposta precisa ser dada com muita desenvoltura, pois você pode demonstrar uma possível preguiça ou até mesmo inércia com responsabilidades.

Faça somente se você tiver comprovações de que tem essa dificuldade, e projetos que tenham ocorrido o problema.

A resposta pode ser dada assim:

“Eu sou uma pessoa que tem os pés no chão e um deles está para trás. Por esse motivo, demorou um pouco para começar um projeto, pois gosto de perceber o ambiente antes de pisar firmemente.

São estudos que preciso levantar, envolvidos que preciso entender e o objetivo final que precisa ser alcançável no prazo. Embora essa minha reluta para entrar, sempre obtive sucesso em meus projetos, entregando tudo no devido tempo”.

JAB - Como descrever meus defeitos na entrevista de emprego: segunda imagem de corpo do site
JAB – Como descrever meus defeitos na entrevista de emprego: segunda imagem de corpo do site

Sou inseguro

Essa resposta também precisa ser dada com muito cuidado, porque ela pode ser genérica. Por isso, é necessário se atentar na qualidade da resposta.

Todo mundo é inseguro, porque dificilmente podemos afirmar alguma coisa sem provas concretas. Porém, algumas pessoas ficam travadas pela insegurança, o que pode ser realmente um defeito.

A resposta pode ser dada assim:

“Eu sinto que vivo em uma corda bamba, porque sou inseguro com qualquer coisa, até o que tenho domínio. Se é algo muito importante, posso ficar travado e congelar, por isso, evito ao máximo posições de liderança e destaque, prefiro ficar mais nos bastidores.

Contudo, para compensar, me preparo com muito mais intensidade, estudo demais, me preparo mentalmente e fisicamente para qualquer responsabilidade, acabo me tornando uma enciclopédia sobre o assunto, mas me sinto confortável servindo de apoio para alguém mais confiante.”

Sou emocionalmente sensível

O RH é quem faz a entrevista de emprego normalmente, e dizer isso, pode ser uma boa isca. Isso porque, o profissional precisa aceitar que as pessoas possuem sentimentos, e será contra sua própria filosofia descartar alguém por esse motivo.

Sendo assim, se você tem emoções calorosas e sensíveis, não tenha vergonha de citá-las.

A resposta pode ser dada assim:

“Sou uma pessoa emocionalmente sensível, e não só isso, absorvo o ambiente e entendo rapidamente como as pessoas se sentem ao meu redor. Isso vem com uma sobrecarga muito grande, pois me sinto na obrigação de trazer um ambiente mais agradável para todos, dificultando o meu trabalho.

Mas quer saber, às vezes nem tanto, está gravado claramente na minha cabeça situações onde as pessoas ao meu redor estão muito felizes e produzindo bem mais por conta disso. Se todos estão bem, as chances de eu ficar bem também são maiores”.

Tenho problema em me dirigir para um monte de pessoas

Essa resposta é muito comum, e os entrevistadores odeiam escutar ela, por isso, capriche.

Todo mundo é tímido, mas porque isso é um problema maior para você?

A resposta pode ser dada assim:

“Sou tímido, isso é fato! Mas se eu tenho que me dirigir a um monte de pessoas, isso se torna de verdade um problema.

Não tenho tanta dificuldade para uma roda de 3 a 4 pessoas, mas palcos, palestras, reuniões, onde eu me torno o destaque, eu emburreço, pode ser o assunto que mais amo e adoro, tudo se apaga, fico preocupado com os julgamentos, os olhares e a vontade é de correr! 

Já vivenciei algumas vezes essa situação, e todas foram bem parecidas… Embora seja um defeito enorme, é fácil fugir dessas situações, até porque todo mundo percebe a dificuldade e acabam por apoiar minhas qualidades fora de destaque. Posso trabalhar dobrado para não ter que fazer uma apresentação pública.”

Não sou muito simpático

Ser simpático é quase obrigatório no mercado de trabalho, mas as pessoas mais ranzinzas, estão ali, e não é coincidência.

Por esse motivo, se você não for realmente simpático, é uma boa resposta. Mas cuidado, se com seus amigos você ficar, pode ser visto como mentira.

A resposta pode ser dada assim:

“Eu sei que o mercado de trabalho se preocupa muito com isso, e que cria um ambiente mais agradável, mas eu não sou uma pessoa simpática.

Isso não quer dizer que vou ser mal ou cruel com alguém, mas irei tratá-las realisticamente, sério e objetivo, afinal, estou no trabalho.

Posso até me abrir mais com um ou outro amigo mais próximo, ou quando sou forçado para isso (porque às vezes a vida exige né?!) Mas não gosto, saio de mim, me sinto falso, então prefiro por ser mais sério na maior parte do tempo, pois são as emoções que estou mais familiarizado”.

JAB - Como descrever meus defeitos na entrevista de emprego: terceira imagem de corpo do site
JAB – Como descrever meus defeitos na entrevista de emprego: terceira imagem de corpo do site

Eu posso ser barulhento

Essa resposta é pouco comum, mas se feita corretamente, pode ser até mesmo positiva.

Mas tenha certeza que esse é um problema que você realmente enfrenta, e que vai utilizá-lo pois é verdade e por que através dele, vem diversas outras qualidades.

A resposta pode ser dada assim:

“Eu sou animado, e não tem como disfarçar, gosto de um ambiente alegre, para cima e com todo mundo feliz. Por isso, posso acabar me esforçando demais, onde todos irão perceber rápido.

Contudo, posso perder um pouco o controle da minha animação, e me tornar uma pessoa barulhenta. Mas tenho consciência desse defeito, e ao menor sinal estou me contendo. Além disso, posso acabar sendo um pouco espalhafatoso, derrubando uma coisa aqui outra ali, que pode fazer um barulho surpresa. 

Mas prometo, que tudo isso traz um ambiente bem mais descontraído e confortável, onde todos vão se sentir bem e seguros.”

Não sou muito de conversar

Ótima saída para os introvertidos de verdade.

Falar que não gosta de conversar é uma resposta neutra, que pode servir bastante para o ambiente de trabalho.

A resposta pode ser dada assim:

“Eu sou uma pessoa introvertida, mas mais do que isso, concentrada e séria, e não gosto muito de conversas. Óbvio que conversas produtivas e estimulantes irão me empolgar, mas qualquer outro tipo de assunto pode ser mais difícil.

Não quero discutir sobre a vida, que resolver os problemas e me livrar, por isso, concentro minha atenção nas minhas tarefas, sento e só paro quando termino, sem precisar me relacionar para recarregar as baterias.

Mas posso acabar tendo problemas de comunicação, onde minha intenção não fica muito clara, fazendo as pessoas duvidarem de mim”.

Publicidade

Veja todas as vagas de Jovem Aprendiz e se inscreva em todas da sua região.
Curta nossas redes sociais Insta, Face e Twitter e receba vagas direto no seu feed.
Compartilhe esta vaga no seu feed! Ajude quem precisa de um emprego.