Jovem Aprendiz CIEE – Saiba como se candidatar!

Através do Jovem aprendiz CIEE – Centro de Integração Empresa Escola, você pode ingressar no mercado de trabalho!

Além do CIEE ser uma das principais instituições que direciona os jovens para o mercado de trabalho, ela também oferece vagas para jovem aprendiz.

Portanto, se está em busca de uma oportunidade de emprego, acompanhe o artigo e saiba como se candidatar à vaga jovem aprendiz CIEE.

Conheça o CIEE

O CIEE é o Centro de Integração Empresa Escola, ou seja, uma associação que trabalha em programas de inclusão para jovens no mercado de trabalho. Inaugurado no ano de 1964, teve sua primeira sede no bairro do Bexiga na cidade de São Paulo.

Após inauguração, o Centro de Integração Empresa Escola permanece trabalhando no segmento educacional e profissional. Com o crescimento, surge novas necessidades de ampliar projetos e ações que atendam ao mercado de trabalho.

Sendo assim, a formação profissional dos jovens é destinada à vagas de estágios de acordo com o atual mercado de trabalho. Com mais de 50 anos de trajetória, o CIEE se torna a associação referência em seus seguimentos.

Sendo assim, na medida que se desenvolvia, notava-se a necessidade de ampliar suas estruturas. Por isso, o investimento na construção de mais duas novas sedes e cursos voltados para a orientação profissional.

Contudo, a aproximação do CIEE com as empresas de grande porte ajuda a fortalecer seu trabalho e portanto, oferecer maior participação dos jovens estudantes.

Jovem aprendiz CIEE - logo do Ciee

CIEE atualmente

Atualmente o CIEE além de promover programas de acesso para os jovens na formação para o mercado de trabalho, também usa seus canais para outros tipos de trabalho. Tais como:

  • Programa de Arrecadação de Alimentos;
  • Espaço para Ações Cidadãs – É o programa que promove atividades culturais, educacionais de inclusão. A participação é aberta ao público e permite desenvolver habilidades e novos conhecimentos profissionais para jovens;
  • Programa de Estágio – Este foi o ponto inicial da instituição. Seu objetivo é, formar parcerias com empresas de diversos ramos dando espaço para jovens estudantes;
  • Programa Aprendiz Legal– Este é o programa que está ativo desde 2003 e trabalha em conformidade com o projeto Jovem aprendiz CIEE. Sendo assim, o CIEE também trabalha com a formação e capacitação profissional de jovens direcionando para oportunidades de emprego.

Sua missão é desempenhar trabalhos de inclusão em parceria com empresas. Dessa maneira, cria oportunidades para que os jovens possam ingressar no mercado de trabalho e construir sua carreira.

Portanto, são voltados para responsabilidade social, crescimento e compromisso com a comunidade.

Sendo assim, uma instituição referência em seus serviços, reconhecida por grandes empresas como uma das principais para desenvolvimento e inclusão de jovens.

Para se ter ideia, só no ano de 2019 o CIEE formou e qualificou cerca de 500 mil jovens.

Como é trabalhar no CIEE

Além de conhecer a empresa, com o que ela trabalha e se é o que busca, pode conferir também avaliações de colaboradores que trabalharam para a associação.

Em consulta no site Glassdoor, encontra-se mais de 500  avaliações de colaboradores em relação à empresa, sendo que 88% recomenda a associação.

Jovem aprendiz ciee - grupo de jovens sorridentes

Como o Programa Jovem Aprendiz funciona?

O Programa Jovem Aprendiz funciona também em parceria com grandes empresas e está amparado pela Lei nº 10.097/2000.

As empresas parceiras do programa, destina cerca de 5% até 15% das vagas para jovem aprendiz. Isso porque, o programa tem como objetivo incluir jovens do ensino fundamental, médio e técnico, no mercado de trabalho.

Dessa maneira, o jovem que está em busca de uma oportunidade de emprego se candidata à vaga e participa do processo seletivo. Após essa etapa, caso seja contratado, passará ainda por mais duas etapas obrigatórias exigidas pelo programa.

As etapas pretendem, através de curso prático e teórico adaptar e desenvolver habilidades profissionais.

Para isso, o jovem irá trabalhar cinco dias da semana e destes cinco dias, um ou dois serão para participação no curso de capacitação profissional.

Isso porque, o jovem em fase de aprendizado precisa receber auxílio inicial, até estar apto para cumprir suas atividades sem supervisão.

Jovem Aprendiz CIEE – Aprendizagem teórica e prática

Ao ser contratado, todos participantes do jovem aprendiz CIEE em fase de aprendizado deverão receber preparação para executar suas atividades no trabalho. Isso significa que, ao se tornar jovem aprendiz CIEE , você receberá curso de capacitação profissional por um período.

O curso de capacitação profissional é a aprendizagem teórica onde será realizada aulas de introdução que aborda assuntos para integrar o jovem aprendiz CIEE ao mundo do trabalho. Sendo assim, alguns dos temas que serão abordados são sobre:

  • Leis trabalhistas, direitos trabalhistas, cidadania e o estatuto da criança e do adolescente;
  • Trabalho sustentável e meio ambiente;
  • Direitos humanos e diversidade cultural;
  • Educação financeira e Educação Fiscal;
  • Trabalho em equipe;
  • Inclusão digital;
  • Prevenção de drogas;
  • Educação sobre políticas públicas voltadas para jovens;
  • Saúde e segurança do trabalho;

Estes são apenas alguns dos temas abordados na aprendizagem teórica. Na aprendizagem prática, o jovem aprendiz CIEE será supervisionado por um gestor responsável da empresa. Sendo assim, ele receberá auxílio diário para desenvolver e desempenhar seu trabalho.

Requisitos para ser um Jovem aprendiz CIEE

Para participar do programa é necessário estar dentro dos requisitos Jovem Aprendiz CIEE, sendo eles:

  • Ter idade de 14 à 24 anos;
  • Estar matriculado em ensino público e com boa frequência escolar;
  • O horário do trabalho não pode interferir os estudos;
  • Ter carteira de trabalho;
  • Disponibilidade de horário para trabalhar no período, que pode ser de no máximo 6 horas até 4 horas diárias.

Jovem Aprendiz CIEE - garota sorrindo e estudando

Benefícios do Jovem Aprendiz CIEE

O jovem aprendiz contratado tem direito a todos os Benefícios da CLT – Consolidação das Leis do Trabalho destinados aos trabalhadores formais conforme a lei.

Sendo assim, o jovem aprendiz CIEE receberá os seguintes benefícios:

  • Direito à férias
  • FGTS
  •  13º Salário
  • Seguro desemprego
  • Auxílio transporte
  • Auxílio alimentação e refeição
  • Descanso Semanal Remunerado

Como me cadastrar para as vagas de Jovem Aprendiz CIEE

Para fazer parte dos jovens trabalhadores do CIEE é necessário participar se cadastrando na vaga disponível. O processo de inscrição é simples, portanto, siga o passo a passo abaixo e se inscreva:

  • Entre no site do CIEE
  • Posteriormente clique em “estudantes” e em seguida clique em “vagas
  • Após clique em “consultar vagas” e em seguida em “estudante, cadastre-se

Siga preenchendo o cadastro atentamente pois as informações preenchidas no cadastro será parte do processo de seleção da instituição. Ao consultar as vagas disponíveis, confira os requisitos e se estiver de acordo, participe!

Em caso de dúvidas, acesse o link “Atendimento” no site do CIEE e saiba mais.

No entanto, caso queira participar de outras oportunidades de emprego e conferir assuntos relacionados, acesse o site e prepare-se.

Nós da Jovem Aprendiz Brasil buscamos orientá-lo em sua jornada profissional, caso tenha qualquer dificuldade ou dúvidas fique à vontade para entrar em contato conosco.

Nossa equipe te deseja boa sorte, estamos de dedos cruzados torcendo pelo seu sucesso.

Notícias Relacionadas