page title icon Plano de Ação ou de carreira: Saiba como criar o seu

Links Patrocinados

Ao começar a trabalhar, para tirar o máximo proveito de sua experiência é de grande importância ter um Plano de Ação ou de carreira.

Assim você terá um objetivo mais direcionado e deverá apenas segui-lo para conquistar o seu desenvolvimento pessoal/profissional.

 

O que é um Plano de Ação ou de Carreira?

O Plano de Ação ou de carreira é um programa estruturado sobre toda a sua trajetória pessoal/profissional. Sendo assim, ele levará em consideração os estudos necessários, atividades desenvolvidas, participação em projetos e diversos outros fatores.

As empresas podem oferecer isso dentro de seus benefícios e normalmente esse é o Plano de Carreira, onde normalmente o trabalhador passará por diversas áreas, seminários, reuniões, projetos e várias outras coisas para estimular e reter os talentos.

Links Patrocinados

Contudo, o melhor plano de ação ou de carreira será aquele que você fará para você mesmo, olhando as suas necessidades e ambições e é isso que iremos te ensinar.

 

Qual o foco do seu plano de ação ou de carreira?

Um plano de ação poderá ter como foco:

  • O seu cargo em uma empresa.
  • Formação profissional.
  • Intercâmbio.
  • Curso de línguas.
  • Um projeto.
  • Uma atividade que deseja se aprimorar.
  • Até mesmo um hobbie.

 

Como fazer um Plano de Ação ou de carreira?

A ideia principal de um plano de ação ou de carreira é se desenvolver em uma área específica ou profissionalmente, sendo assim será necessário obter novos conhecimento e subir de cargo.

Tenha em mente que seu plano de ação poderá ser de pequeno, médio a grande prazo, onde os com maiores prazos normalmente terão mais resultados e conquistas.

Para fazer o seu próprio plano de ação será necessário que você leve em consideração os seguintes pontos:

 

Alinhe seu estado atual

Antes de começar seu plano de ação ou de carreira você deverá começar alinhando o seu estado atual. Coloque seus conhecimento obtidos, cursos, formações e diversos outras conquistas.

Assim você terá um comparativo de como você estava quando começou seu plano de ação e de como você ficou no fim com a sua evolução.

  • Qual sua ocupação atual.
  • Você está feliz um infeliz com suas conquistas atuais?
  • O que você gosta de fazer?
  • O que você não quer mais fazer?
  • Onde você quer chegar profissionalmente?
  • No que você quer adquirir conhecimento?

 

Crie suas metas

Qual estudo que você irá se dedicar? Quem você quer se tornar? Você deverá escolher o seu objetivo antes de começar o seu plano de ação e então dedicar-se ao estudo, sendo com cursos técnicos, superiores, pós-graduação, um projeto, uma atividade, uma língua e etc.

A ideia é que você respeite seu ritmo e o tempo necessário para completar cada objetivo sem se sobrecarregar.

 

Saia da sua zona de conforto

O plano de ação e carreira consiste em sair da zona de conforto, forçar a entrar em novas etapas e começar novos ciclos. Isso porque para se aperfeiçoar, você vai ter que deixar sua forma de pensar antiga e começar uma nova.

Links Patrocinados

Quanto mais você aceitar sair da zona de conforto e fazer coisas novas, mais especialidades você poderá obter. Mas lembrando, que nem sempre mais é mais, você também deverá respeitar os seus limites e identificar até onde consegue chegar, um passo de cada vez.

 

Investimentos necessários

Após alinhar seu objetivo, será necessário que você determine um custo médio e aproximado que precisará investir para a sua formação.

Essa etapa irá te dar um visão mais concreta dos seus objetivos e a renda que deverá acumular para completa-lo.

Obviamente que você não precisará estipular o valor total caso não seja possível, mas o valor médio inicial e adaptar as suas finanças.

 

Determine um tempo médio para alcançar seus objetivos

Você deverá determinar o tempo necessário para conquistar cada uma das etapas do seu Plano de Ação.

  • Quanto tempo demora a sua faculdade? (média de 4 anos).
  • Quanto tempo demora o curso técnico? (média de 2 anos).
  • Quanto tempo vai precisar para sua pós graduação? (média de 2 anos).
  • De quanto em quanto tempo você espera subir de cargo? (média de 5 anos).
  • Quanto tempo vai precisar para o seu intercâmbio? (média de 1 a 2 anos).
  • Quanto tempo você espera conseguir para conseguir aprender uma nova língua? (média de 3 a 5 anos).
  • Marcar seus pontos fortes e fracos.
  • Pontuar suas principais dificuldades e facilidades.

Depois disso você terá um tempo médio para se cobrar, e um prazo final para completar o seu plano de ação/carreira. Contudo, tente ser realista com os prazos, para não fazer um plano de ação ou carreira impossível de obter.

 

Com mais conhecimento, mais responsabilidades

Ao obter um cargo superior ou um novo objetivo, tenha em mente que você terá novas responsabilidades, e com isso, seu tempo poderá diminuir ou precisando ser melhor gerenciado.

Links Patrocinados

Sendo assim, você deverá levar em consideração esse ponto, para que seu plano de ação ou de carreira se encaixe no seu cronograma, caso contrário você terá que lidar com a desistência de projetos no meio do percurso.

 

Alcance suas metas

Agora que você tem determinado os seus objetivos, será necessário disciplina e organização para conquista-los. Sendo assim comprometa-se e cumpra-os com o que você se propôs a fazer.

Caso não consiga, ou fique muito apertado, será necessário alterar seu plano de ação, para que ele fique mais dentro da realidade.

 

No caso de ser feito para uma empresa, alinhe seus objetivos com os da empresa

Para que seu desenvolvimento na empresa seja visto, será de grande importância que seus objetivos se alinhem com seu progresso dentro da empresa.

Assim você poderá melhorar o seu empenho e ainda conciliar isso com seus objetivos profissionais.

 

Faça os reparos periódicos em seu plano de ação ou de carreira

Conforme você for se desenvolvendo, sempre será necessário fazer um reajuste no seu plano de ação, isso porque imprevistos acontecem e a realidade muda.

Sendo assim, sempre deixe seu plano visível e atualizado para que ele seja alcançável e realista.

 

Como deixar o Plano de Ação ou carreira mais completo?

Para que você tenha objetivos mais claros você poderá colocar no seu plano de ação/carreira os seguintes pontos:

  • Instituições de ensino desejadas.
  • Local desejado para estudar ou fazer o intercâmbio.
  • Precificação de todos os investimento.
  • Investimento com equipamentos de trabalho.

Quanto mais detalhado o plano de carreira, melhor será sua visão sobre seus objetivos, então capriche nos detalhes.

Jovem Aprendiz Brasil Plano de Carreira corpo
Jovem Aprendiz Brasil Plano de Carreira corpo

 

Tipos de planos de carreira

As empresas normalmente oferecem os planos de carreiras de vários modelos, podendo ser:

Y

Aqui o profissional irá se desenvolver dentro da empresa e poderá por fim escolher se ele vai assumir uma liderança gerencial, ou se ele irá focar em especialização e pesquisa.

Em outras palavras, o profissional irá se desenvolver em funil, onde ele começará em um cargo, se especializará e depois poderá escolher se ele irá gerenciar pessoas dentro dessa especialização na empresa, ou então se ele irá se aprofundar ainda mais nos estudos, se tornando um especialista em determinado assunto.

 

W

Neste caso, muito parecido com o modelo Y, o funcionário ainda poderá receber uma terceira opção, onde ele virará um gestor de projetos. Sendo um profissional que estrutura e auxilia na criação de projetos, se tornando uma espécie de consultor.

 

Rede

Nesse modelo, normalmente em grandes empresas, ele possuí mais opções do que o anterior em W, onde ele poderá assumir cargos mais específicos e superiores e em alguns casos criando novos cargos recentemente descobertos devido a necessidade.

 

Em linha

Neste caso a promoção só ocorre por meio de tempo de serviços, e é muito comum em cargos públicos. Quanto mais velho o profissional, mais ele sobe.

 

Horizontal

Neste caso, não existe hierarquia profissional, onde todos são vistos no mesmo patamar, mas com especialidades diferentes.

Contudo funcionários podem ser reconhecidos e ganharem aumentos através do reconhecimento de seu desempenho.

 

Paralela

Neste caso os funcionários são separados em categorias, onde eles irão competir somente com os profissionais especializados nos mesmo assuntos.

Sendo assim menos competitivo, mas com maior dificuldade de subir na hierarquia.

Esses modelos são oferecidos pelas as empresas, sendo impossível você fazer por conta própria, onde ele é somente oferecido e você que deverá identificar com modelo está inserido.

 

Qual a diferença de um plano de ação e um de carreira?

Todo plano de carreira terá um plano de ação, mas não necessariamente um plano de ação terá um de carreira.

Isso porque o plano de carreira visa olhar somente a sua jornada profissional, os objetivos e especializações necessárias para se desenvolver em um cargo específico ou em sua formação profissional.

Após isso, ele deverá ter um plano de ação, que é um detalhamento dos passos a passos necessários para conquistar esse objetivo.

Sendo assim a diferença dos dois é que o plano de carreira serve somente para o desenvolvimento profissional e o plano de ação é uma estratégia detalhada e elaborada para atingir qualquer objetivo sendo profissional, pessoal, de projetos e etc.

 

Onde eu posso fazer meu Plano de Ação ou de carreira?

Você poderá fazer seu plano de ação ou de carreira no caderno, Word ou no Excel, são os lugares mais aconselháveis. Para isso, você poderá usar o modelo de um currículo como modelo.

Normalmente o plano de ação possuí muitas listas, onde ele terá um item, e a descrição dele logo em baixo, com investimentos, prazos, locais, etapas e outras informações.

Tudo dependerá de como você gostará de ver as informações, o que irá compor seu plano e como você irá fazer. Lembrando que ele será bem pessoal e cada pessoa terá ele em um formato, contudo o conteúdo de seu corpo normalmente é igual para todos.

 

Agora que você sabe tudo o que precisa sobre o plano de ação, só precisará construí-lo. Além disso siga nossas dicas para te deixar atualizado sobre o mercado de trabalho, para isso utilize o nosso site do Jovem Aprendiz Brasil.

Links Patrocinados

Ainda mais, utilize nossas redes sociais com diversas dicas exclusivas para a sua orientação profissional. Não perca a chance de nos seguir no Instagram, Facebook e Twitter.