Problemas no trabalho sempre irão ocorrer, mas você sabe como resolve-los? Bom, a resolução de conflitos é a melhor estratégia para o mercado de trabalho.
Vamos entender um pouco mais sobre ela e como aplica-la de forma correta?
O que é a Resolução de Conflitos?
A resolução de conflitos são solução para qualquer desavença, briga ou picuinha que possa acontecer no ambiente de trabalho, da forma mais saudável possível.
Assim, mantendo a compostura e classe, você evitará que esses problemas te afetem emocionalmente e faça você sentir o famoso desgaste emocional.
A resolução de conflitos fará o ambiente de trabalho ser mais profissional e objetivo, onde você estará lá apenas para trabalhar e não poderá ser afetado pessoalmente por ninguém de forma direta.
Qual a importância da Resolução de Conflitos?
A resolução de conflitos possuí diversas vantagens, onde iremos pontuar:
- Ambiente de trabalho mais sério e profissional.
- Ambiente de trabalho mais leve e saudável.
- Evitar que problemas pessoais cruzem com profissionais.
- Evitar fofocas e birras.
- Contornar situações estressantes e desgastantes no trabalho.
- Manter a harmonia nos relacionamentos profissionais.
- Chegar a um consenso ou finalidade após uma discussão ou problemas no trabalho.
- Evitar que a desavença saia do controle e se transforme em algo grande que afete mais pessoas.
- Abafar escanda-los.
Como a Resolução de conflitos pode ser aplicada?
- Arbitragem.
- Dialogo e acerto de contas.
- Litigio/ações judiciais.
- Mediação.
- Negociação.
Como aplicar a Resolução de Conflitos?
Bom, para aplica-la será necessário muito cuidado e atenção, pois ela possuí etapas e regras para ser feita corretamente.
Lembrando que você deverá ter o foco em sempre resolver o problema, não em ganhar ou ficar por cima, somente se você for diretamente prejudicado de forma física, material, financeira ou etc.
O aconselhado é que você tenha provas, testemunhas e acontecimento reais que possam validar seu lado, para evitar falsos testemunhos.
Bom, vamos ver como aplicar a resolução de conflitos?
1 – Conversar diretamente com a pessoa conflitante de forma reservada
Em muitos casos, um conflito pode ser resolvido ao falar abertamente e seriamente com a pessoa conflitante. Vá pensando em resolver e não em atacar!
Deixe claro o seu ponto e como você quer que o respeito e convivência seja mais harmonioso, apesar das diferenças e talvez um possível distanciamento necessário.
Em muitos casos, esse esclarecimento reservado, faz os pontos chocarem e o problema ser resolvido ali mesmo, onde tudo é deixado para trás ou esclarecido, e ambas as partes podem seguir sua vida normalmente.
2 – Informar um superior
Caso a primeira etapa não funcione você poderá informar um superior sobre o ocorrido, para que o mesmo fique atento. Desta forma, ao perceber o conflito aparecendo, ele se tornará uma testemunha imediata, já que ele está a par da situação.
Deste modo, ele poderá falar diretamente com a pessoa, ou com o superior dela, para que o problema seja cessado ou resolvido.
3 – Informe o RH da empresa
Se o problema persistir mesmo depois que houver o diálogo com o superior, você deverá informar ao RH da empresa. Deste modo, a punição poderá ser aplicada para o causador do conflito.
Normalmente os problemas se encerram nessa etapa, pois a pessoa fica com medo de perder o emprego e manchar sua reputação.
4 – Informe novamente o RH da empresa
Se o problema persistir, o RH deverá aplicar uma punição mais severa, onde o afastamento do funcionário conflitante poderá ocorrer.
Nesta etapa você já se sentirá totalmente seguro, pois a empresa deixará claro o posicionamento dela a respeito da situação, onde você não correrá mais riscos dentro da empresa, mas ainda precisando ficar atento sobre o conflito.
5 – O RH demitirá a pessoa conflitante
Se o problema ainda persistir, não será necessário nem mais acionar o RH, pois tudo estará muito evidente.
Neste caso, ao chegar na 3 punição, o funcionário conflitante deverá ser demitido.
6 – Denuncia
Mesmo depois da demissão o problema persistir, ele foge dos alcances da empresas, pois ele acaba se tornando pessoal da pessoa.
Aqui, será necessário fazer um Boletim de Ocorrência contra o agressor, onde você deverá se proteger de forma judicial.
7 – Processo ou medida de restrição ou cautelar
Neste caso, você terá provas concretas de um abuso psicológico, crime ou qualquer situação mais grave.
Assim será necessário acionar a polícia para a sua proteção e segurança pública.
O que é considerado um problema para resolução de conflito na empresa?
Vamos separar os problemas por nível de gravidade? Contudo lembrando que a continuidade de qualquer item podem se tornar de nível extremo, onde a etapa 7 deverá ser utilizada:
Gravidade 1: Leve
- Fofocas ou difamação.
- Exclusão ou ignorar a existência da pessoa mesmo em caso de necessidades.
- Intimidade forçada ou brincadeiras de mal gosto.
- Enganar a pessoa para que ela cometa erros na empresa.
- Desacato.
Gravidade 2: Séria
- Ameaça.
- Pressão psicológica.
- Agressão verbal.
- Abuso de autoridade.
Gravidade 3: Grave
- Preconceito: Racismo, machismo, xenofobia, capacitismo e etc.
- Humilhação.
- Roubo ou furto.
Gravidade 4: Extrema
- Agressão física.
- Agressão sexual.
- Refém.
Os tipos de conflitos
Além disso, qualquer conflito deve ser analisado, pois ele pode ter tipos diferentes, sendo eles:
- Latente: Normalmente é inconsciente, é uma diferença de objetivos, onde somente as partes suspeitam do conflito. Normalmente são de cunho leve e podem ser resolvidas com uma conversa particular.
- Percebido: É um conflito consciente, onde ambas as partes ou uma delas percebem a existência, contudo, ainda não existem nenhuma manifestação evidente das partes. Ainda é leve e pode ser resolvido com diálogo reservado.
- Sentido: É um conflito esclarecido para ambas as partes, onde um episódio provável já tenha acontecido. Aqui já é possível notar uma certa hostilidade e talvez seja necessário uma mediação com um superior.
- Manifesto: É um conflito com uma implicância evidente onde uma das pessoas deixou claro que o respeito foi perdido e que a resolução de conflitos precisa ganhar uma seriedade sobre o caso. O RH deve ser acionado.
- Abusivo: Aqui a pessoa já está diretamente mal intencionada e terceiros já perceberam que o problema está saindo do controle, onde será necessário medidas mais drásticas para a solução.
- Agressivo: A polícia deve ser acionada, pois alguma agressão física ou sexual aconteceu ou está encaminhada a ocorrer.
Agora que você sabe tudo sobre a Resolução de Conflitos, deverá apenas se atentar e usar a melhor estratégia para se defender no trabalho.