page title icon Título de Eleitor: Tudo o que você precisa saber

Links Patrocinados

Precisando encontrar um emprego ou está chegando a maioridade? Você vai precisar tirar o seu título de eleitor.

O documento será importante para checar se você está em débito ou não com a justiça eleitoral e fazendo seu papel como cidadão brasileiro.

Veja tudo sobre o título e como tira-lo.

 

O que é o Título de Eleitor?

O Título de Eleitor é um documento oficial obrigatório para maiores de 18 anos. Você poderá tirar o documento com antecedência aos 16 anos.

Links Patrocinados

Ele servirá para que você possa participar das eleições políticas do país, estado e município. Com ele será possível saber a sua regularidade, já que votar é obrigatório para maiores de idade.

Além disso, o documento é solicitado para contratação de emprego, passaporte, cadastro do CPF, matrículas em faculdade e etc.

A primeira via do título deve ser totalmente gratuita.

Lembrando que o título será necessário a cada 2 anos para as eleições.

 

O que preciso para fazer o meu?

  • Documento Oficial com foto.
  • Comprovante de residência.
  • Comprovante de quitação do serviço militar (para homens).

 

Para que serve o Título de Eleitor?

Bom, o documento não possuí nem mesmo foto, nele só estarão seus dados, nome, data de nascimento, seção, zona e as informações corretas do seu local de votação.

No momento, para fazer o documento você deverá escolher uma instituição, tente pegar a mais próxima da sua residência, pois para mudar somente mudando de residência.

O documento não precisa ser utilizado no momento de votar, mas o cadastro será necessário para dar baixa no sistema e comprovar que você votou. Para votar será necessário somente o RG ou o título.

 

Quem é obrigado fazer o título de eleitor?

Qualquer pessoa a cima dos 18 anos que seja alfabetizada e menores de 70. Além disso, será necessário fazer o título com antecedência de no mínimo 150 dias antes de uma eleição. Isso porque possuí um tempo mínimo para toda a burocracia.

Além disso, pessoas a cima de 16 anos que sejam alfabetizadas, poderão tirar o título de eleitor com antecedência.

 

Como fazer um título de eleitor?

O documento é feito em cartório eleitoral, mas agora poderá ser feito até pela a internet.

Você deverá procurar o cartório mais próximo que você mora. Você encontrar os cartórios pesquisando na internet ou acessando o site do tribunal superior eleitoral.

Links Patrocinados

Mas, você também poderá optar por faze-lo online.

Agora você sabe tudo sobre o Título de eleitor, será necessário apenas faze-lo. Lembrando que algumas empresas pedem esse documento colocando ele como um dos requisitos para algumas vagas.

Também aconselhamos que você siga nossas dicas para te deixar atualizado sobre o mercado de trabalho, para isso utilize o nosso site do Jovem Aprendiz Brasil.

Links Patrocinados

Ainda mais, utilize nossas redes sociais com diversas dicas exclusivas para a sua orientação profissional. Não perca a chance de nos seguir no Instagram, Facebook e Twitter.