Links Patrocinados

Trabalho Infantil e o Jovem Aprendiz

  • Post author:
  • Reading time:6 mins read

Sabe com quantos anos você pode começar seu primeiro emprego e o que é considerado Trabalho Infantil?

Bom, iremos tentar te explicar a diferença entre os dois e porque um é considerado experiência e o outro abuso.

O Trabalho infantil

O trabalho infantil é considerado para qualquer criança de 13 anos para baixo e exerça atividade consideradas atividades profissionais.

De acordo com o IBGE cerca de 1,8 milhões de crianças no Brasil sofrem esse tipo de abuso.

O problema é que crianças nessa idade ainda são vulneráveis, onde elas podem ser conduzidas a uma jornada indigna, abusiva e até mesmo desumana.

Links Patrocinados

Por esse motivo o trabalho infantil é considerado crime, pois ele pode mexer diretamente com o desenvolvimento da criança, criando danos permanentes.

Todos devem possuir o direito de ter uma infância livre, leve e espontânea, pois são as idades mais importantes para a formação do carater.

O trabalho nessa idade ainda é um agravante para o analfabetismo, além da falta de estudo da população, que precisa largar tudo para ter uma renda.

Pior, como a criança é vulnerável, ela ainda poderá ser sujeita ao trabalho escravo, que é uma das formas mais abusivas que conhecemos.

A maior parte dessas crianças vivem no interior ou em situações precárias ou zonas rurais.

A diminuição do trabalho infantil impactam diretamente no desenvolvimento social, deixando a população mais humanizada e responsável com seus pequenos.

O que é realmente considerado como Trabalho Infantil?

  • Qualquer oficio a crianças com 13 anos para baixo.

Contudo, existem alguns casos exclusivo, onde usaremos atores como exemplo.

Nestes casos, a remuneração, educação e incentivo da criança é tão alto, que não é considerado trabalho infantil.

Tudo deve ser analisado com muito cuidado, mas crianças a baixo de 13 anos, são não serão categorizadas como trabalho infantil, em empregos que não só atendem as necessidades, mas que vá além com contribuição na vida do jovem.

Por isso, é proibido que esse jovem exerça atividades desgastantes fisicamente, extremamente intensas, insalubres, perigosas, desumanas ou de extrema importância com risco de responsabilidade.

O Programa Jovem Aprendiz

O programa jovem aprendiz vem também como uma forma de proteger jovens do trabalho infantil.

É uma oportunidade de contratação de jovens dentre 14 a 24 anos, onde eles receberão apoio, salário e benefícios para aprender a trabalhar em uma empresa média ou grande.

Assim, conduzindo o candidato para uma jornada qualificada e digna, onde ele terá uma melhor noção de como deve oferecer seus serviços ao mercado de trabalho. Além de como ser tratado pelo mesmo.

Deste modo a lei ficará do lado do jovem, onde certificará que a empresa irá aplicar um programa de qualificação profissional responsável e saudável.

JAB - Trabalho infantil corpo
JAB – Trabalho infantil corpo

Mas qual a diferença do Trabalho Infantil e o Jovem Aprendiz?

Essa é fácil, é o abuso e a idade!

Links Patrocinados

O trabalho infantil serve somente para abusar de um ser vulnerável e que ainda não sabe se defender.

É usar de sua fragilidade, para tirar proveito de sua capacidade de realização, que não deve ser forçada de forma abusiva nesta idade.

Já o Jovem Aprendiz é uma aprendizagem com proteção, onde esse público poderá aprender e se preparar para o mercado de trabalho, com uma situação digna e justa.

Por esse motivo, a lei de Jovem Aprendiz obriga a empresa a oferecer curso de capacitação, pagamentos mensais, benefícios e tudo que ela oferece para seus demais funcionários.

Forçando assim, um treinamento saudável e dentro da lei.

Conclusão

Todos precisam trabalhar e ter sua renda para se manter na sociedade e vivos, pois é a maneira como nossa sociedade funciona.

A vaga de jovem aprendiz veio para trazer o reconhecimento de que jovens mais humildes e pobres, precisam sim de um incentivo do governo para sua qualificação, além de uma oportunidade real para ter uma renda e se tornar um profissional qualificado..

Tudo isso devido a falta de apoio dos país, ou até mesmo condições precárias que o mesmo pode estar inserido com a família.

Por isso, para evitar e escancarar o que é verdadeiramente o trabalho infantil, a lei mostra com qual idade e como um jovem deve ser tratado para se inserir no mercado profissional.

Links Patrocinados

Links Patrocinados
Links Patrocinados

Veja todas as vagas de Jovem Aprendiz e se inscreva em todas da sua região.
Curta nossas redes sociais Insta, Face e Twitter e receba vagas direto no seu feed.
Compartilhe esta vaga no seu feed! Ajude quem precisa de um emprego.

Wallison Oliveira

22 anos, ex jovem aprendiz Vigor e ESPRO de onde veio minha inspiração para contribuir com a informação do conhecimento mínimo sobre o mundo profissional para novos jovens trabalhadores. Fascinado por dança, viajar, astrologia e o contato humano, por isso me dedico a contribuir socialmente e informar jovens trabalhadores sobre dicas do mundo profissional e financeiro.