Como ser um bom Jovem Aprendiz: 8 dicas para se destacar

Para explicar como ser um bom jovem aprendiz, é necessário compreender como funciona o programa e o que as empresas estão esperando do seu desenvolvimento.

Ser um bom Jovem Aprendiz

O programa Jovem Aprendiz nasceu com a Lei da Aprendizagem (Lei 10.097/2000) que facilita a contratação de jovens entre 14 e 24 anos de idade, principalmente os que estão em busca do seu primeiro emprego.

Essa lei possibilita que o jovem trabalhe e estude ao mesmo tempo, pois delimita tempo para as duas atividades.

Ou seja, durante o programa de Jovem Aprendiz, o jovem terá atividades práticas dentro da empresa pelo qual foi contratado e atividades teóricas que servirão de aprendizado para que o aprendiz se integre ao mercado de trabalho com mais facilidade.

como ser um bom jovem aprendiz - jovens saltando

O que as empresas esperam de você

Por ser seu primeiro trabalho, as empresas normalmente não estão esperando perfeição em todos os atos, porem, buscam que o aprendiz seja empenhado em sempre fazer seu melhor.

Ou seja, não é necessário se culpar por não conseguir alcançar perfeição em todas as tarefas e fazer dessa experiência um trauma em sua vida.

Compreenda a sua posição como aprendiz e escute os conselhos e indicações dos mais experientes.

1. Perguntar o que não sabe

Sempre que te passarem alguma tarefa, preste atenção e repasse mentalmente o solicitado. Caso você possua alguma dúvida, pergunte.

Não tenha medo nem vergonha de perguntar, todos na empresa sabem que você é um aprendiz, e ninguém supõe que você sabe como fazer todas as tarefas.

Perguntar é uma forma de aprender.

2. Se organize

A sua imagem é primordial para garantir crescimento dentro da empresa ou até mesmo uma boa carta de recomendação no final do contrato.

Portanto recomendamos que deixe seu espaço de trabalho organizado para demonstrar que você é um bom jovem aprendiz.

3. Interesse

Demonstre interesse nas atividades realizadas, isso pode ser feito através de perguntas sobre a atividade ou até mesmo sobre a empresa.

O interesse também se demonstra ao chegar bem vestido ao local de trabalho, não se atrasar, basicamente cumprir todas as funções pelas quais você foi contratado.

Como sr um bom jovem aprendiz - menina dedicada trabalhando e estudando

Foto por Freepik

4. Comporte-se

Um dos maiores desafios para o jovem aprendiz é ser maduro durante o trabalho. Portanto, caso tenha queixas ou não goste de alguma atividade em questão, não se demonstre bravo ou infantil em frente à outros empregados.

Recomendamos que em situações de estresse, chame seu supervisor e converse com ele privadamente, afinal, para ser um bom jovem aprendiz, é necessário possuir modos e ser educado.

Gritar ou brigar publicamente não leva à nada, um bom jovem aprendiz será politico e paciente.

5. Evitar problemas com outros empregados

É muito comum que um jovem aprendiz tenha algum problema de cunho pessoal ou não com outros empregados, nesse caso, é necessário evitar a postura de tentar prejudicar os outros.

Quando se tenta prejudicar outra pessoa, automaticamente se perde valor dentro da empresa, ser um bom jovem aprendiz também implica ter paciência e saber ser politico.

6. Saiba escutar criticas

Independentemente se você é jovem aprendiz ou não, é primordial saber escutar criticas sobre seu trabalho. Ao receber algum comentário sobre seus métodos de trabalho, escute e não rebata.

Mesmo se você não concordar com o que foi dito, não responda com má educação. Agradeça o comentário e analise como ele pode melhorar seu processo de trabalho.

Um bom jovem aprendiz é paciente e compreende que sua inexperiência é uma maneira de demonstrar maturidade em seu novo emprego.

7. Meça o que for falar

Por mais que você possua amigos ou que pessoas em que você realmente confia, recomendamos que não faça comentários ruins sobre empregados ou sobre a empresa para seus colegas de trabalho.

Fazer isso só causa danos às pessoas e a você mesmo, pois gera um ambiente ruim de trabalho e desanima sua própria produção. Tente focar em que todos estão fazendo o melhor que podem fazer.

8. Caso cometa um erro, assuma

Se você cometer algum equivoco durante o trabalho, reporte para alguém que possa te ajudar. Nunca invente ou minta sobre seu trabalho. Ser sincero é uma característica bem vista dentro do mercado de trabalho, e te possibilitará crescimento como um bom jovem aprendiz.