page title icon Curso Técnico: O que é? Vale realmente a pena fazer?

Links Patrocinados

Está pensando em começar a sua vida profissional, contudo ainda tem dúvida sobre qual curso fazer? Com o Curso Técnico você poderá conseguir mais confiança.

O curso técnico pode ser uma ótimo alternativa, principalmente para aqueles que desejam começar a ingressar no mercado de trabalho mais rapidamente.

Os cursos técnicos são bem mais curtos e intensivos, o que fará com que você tenha o conhecimento desejado com maior velocidade. Contudo não irá descartar a graduação, que é mais longa e aprofundada, sendo assim o ideal para te tornar referente a aquele estudo.

O que é um Curso técnico?

O curso técnico nada mais é que uma formação para quem deseja ingressar ao mercado de trabalho. Sendo assim ele é bem curto e bastante completo, onde te dará tudo que você precisa para ingressar em uma área de trabalho, de acordo com o curso.

Tendo uma média de duração de 1 a 2 anos, os cursos técnicos estão dentro do Sistema de Ensino Brasileiro, e é quase 100% focado no conteúdo prático e não tanto teórico.

Links Patrocinados

Sendo assim o curso técnico está entre o ensino médio e a graduação, em seu nível de poder, e poderá será uma ótima opção para quem ainda está concluindo o ensino médio, ou os que ainda não fizeram uma faculdade.

Tipos de cursos técnicos

Os cursos técnicos podem ter até 3 modalidades, dentre elas você poderá escolher:

Técnico integrado

Nesta modalidade você faria o curso técnico juntamente com o ensino médio, e no fim irá tirar um certificado de ensino médio com técnico integrado, na qual tem um grande peso no mercado de trabalho.

Para isso será necessário estar no ensino médio, no mínimo 1º ano, e se inscrever em uma instituição que faça esse tipo de modalidade como a ETEC e o SENAC.

Técnico externo

Nesta modalidade você faria o curso técnico separado no ensino médio, em outra instituição, contudo ao mesmo tempo. Assim você estaria criando um adicional para a sua formação. Neste caso o diploma não seria para as duas modalidade, e sim dois, um para cada modalidade.

Além disso você poderia ganhar algumas regalias ou flexibilidade com o horário em ambos os ensinos.

Técnico Profissionalizante

Neste caso você só faria se já estivesse concluído o ensino médio. Assim o intuito a formação seria apenas para inserção ao mercado de trabalho e não um adicional para complementar seu conhecimento no momento da sua formação.

Além disso neste caso você poderia optar para descobrir se o curso desejado realmente te interessa, ou até para ter um conhecimento a mais para fazer a sua graduação.

Quais a vantagens de fazer um curso Técnico

Fazer um curso técnico só possuí vantagens, sendo assim você deverá ter em mente que:

  • Você terá uma formação para o mercado de trabalho.
  • Você poderá ter maiores chances de contratação.
  • Você poderá se preparar para a sua graduação com um curso técnico semelhante.
  • Formação mais rápida, dentre 1 a 2 anos.
  • Baixo investimento, muitas vezes gratuito.

Quem pode fazer um curso técnico?

Qualquer pessoa que esteja no ensino médio, ou concluído poderá fazer um curso técnico. Sendo assim nenhuma outra característica irá te barrar, nem se você já tiver uma formação ou qualquer coisa do tipo.

Além disso, existem algumas instituições que disponibilizam cursos técnicos online, normalmente pagos, contudo você poderá fazer no conforto de sua casa. Você poderá ver instituições como a ECID, Anhanguera e SENAC.

No final dos cursos você receberá o certificado, que terá o mesmo peso de qualquer curso técnico presencial.

Certificado de curso técnico

Todo curso técnico deverá vir com certificado no fim para a comprovação do estudo. Em muitos casos ele é oferecido na formatura, contudo, caso você não o faça, ou não tenha, será necessário solicitar a instituição de ensino.

Links Patrocinados

Para isso entre em contato presencialmente a secretaria, ou então por e-mail no caso dos online. Assim você poderá solicitar o seu certificado, que deve ser entregue virtualmente ou físico, carimbado e com todos os dados sobre instituição, aluno e curso realizado.