Mercado de trabalho: A competição profissional

Está começando a ingressar ao mundo profissional e não para de ouvir sobre o mercado de trabalho sem saber o que é? Bom iremos tirar todas as suas dúvidas.

 

O que é mercado de trabalho?

O mercado de trabalho é o ambiente criado para o desenvolvimento profissional de indivíduos. Em outras palavras, é o local onde iremos colocar em prática todos nosso conhecimento afim de lucrar, criar ou facilitar a vida pessoal.

Por esse motivo é chamado de mercado de trabalho, pois é o local onde será possível vender o seu trabalho, mão de obra ou conhecimento.

Sendo assim mercado de trabalho é qualquer lugar que podemos vender nosso trabalho a fim de conseguir dinheiro ou facilitação para a vida pessoal.

Mas não só isso, com o mercado de trabalho também é feito uma troca, onde além de dar você também recebe, sendo em conhecimento, dinheiro ou benefícios para a vida pessoal.

 

Como devo lidar com o mercado de trabalho?

Para ingressar ao mercado de trabalho, você precisará aprender a se valorizar e fazer um bom trabalho de networking e marketing pessoal pois é necessário saber se por em evidência.

Imagine um mercado normal, só que ao invés de produtos está em venda o serviço que as pessoas tem formação para prestar. Sendo assim, cada corredor seria uma profissão, onde os melhores profissionais estarão em evidência no topo das prateleiras.

No mercado de trabalho você precisa deixa em evidências suas qualificações profissionais para que você seja visto como referência naquele assunto.

Assim você irá se valorizar, e seu serviço terá maior procura, e por esse motivo você poderá cobrar mais por ele. A empresa que melhor pagar será aquela que você irá aceitar.

Como lidar com o mercado de trabalho: homem sendo multitasking

Foto por Freepik

Contudo, se você ainda está aprendendo, se desenvolvimento profissionalmente, você deverá saber barganhar. Onde você deverá equilibrar o valor do seu serviço com a qualidade.

Analise pessoas que trabalham no mesmo ramo que você, tanto as que fazem um serviço menor quanto as que são profissionalmente superiores ao seu negócio, assim você terá uma noção de quanto você vale no mercado.

Essa é a visão que devemos ter do mercado de trabalho, é a venda de nosso serviço a uma empresa ou pessoa.

 

Como me preparar para o mercado de trabalho?

Para que você esteja preparado será necessário que você estude, não tem para onde fugir. O problema do mercado é que o mesmo está inconstante.

Isso acontece porque a todo momento novas coisas são descobertas então o processo de evolução não para. Deste modo, para que você possa participar é necessário atribuir, portanto estude.

Com o estudo você poderá atribuir em muitos lugares que não possuem um profissional que prestas seus serviços, ou ainda ajudar um companheiro de profissão a atingir as metas desejadas.

Atribuir não é necessariamente trazer algo novo, mas criar algo que não existia, pelo menos naquele local. Aqueles que mais possuem coisas a atribuir, serão os mais preparados para o mercado de trabalho.

 

O que o mercado de trabalho exige?

Sendo assim o mercado de trabalho poderá exigir diversas coisas de cada profissional, o que irá depender das qualificações de cada individuo.

Deste modo você pode ser cobrado pela sua mão de obra, conhecimentos, habilidades ou até mesmo contatos e reputação.

O mercado de trabalho possuí muitas possibilidades, por isso as exigências são baseadas de cargo pra cargo.

Por esse motivo, você deve ter em mente o que você deseja do mercado de trabalho e o quanto ele paga para esse tipo de profissional, para que assim você se alinhe com o mesmo.

Por exemplo, se você deseja ser um advogado, e está no 2 semestre do seu curso de direito, você não poderá exigir um pagamento igual de um advogado formado e experiente.

Para que você ganhe o mesmo salário que um funcionário, você deve ter o mesmo nível de capacidade e soluções que ele. Caso deseja receber a mais que ele, deverá estar em um nível a cima.

Simples assim, você deverá valorizar o seu profissional, e para isso você pode fazer:

  • Um curso extracurricular.
  • Um curso técnico.
  • Uma graduação.
  • Uma pós-graduação.
  • Licenciatura.
  • Mestrado acadêmico.
  • Mestrado profissional.
  • Master in Business Administrativo.
  • Doutorado.
  • Pós-doutorado.
Mercado de trabalho - colegas de trabalho batendo as mãos

Foto por Freepik

 

Regras corporativas de comportamento

Além do valor que devemos atribuir ao mercado de trabalho, ainda devemos estar dentro de toda a sua cultura. Sendo assim tenha em mente que a cultura do mercado é o mesmo que o do país.

No caso do Brasil o conservadorismo ainda é o que governa e por isso são exigidos as regras de comportamento executiva. Portanto analise as regras corporativas de comportamento.

Pessoas fora dessas regras, são consideradas difíceis e descivilizada e por isso perdem local no mercado.

 

Roupa para o mercado de trabalho

Além do seu comportamento ainda será necessário que você adeque a sua vestimenta com a da cultura do mercado.

Isso porque a pobreza, feminilidade, sensualidade e fanatismo embora comuns em nossa sociedade ainda é muito repudiado. Sendo assim existe um padrão de vestimenta que deve ser seguido com uma certa flexibilidade.

Para saber as melhores roupas para o mundo profissional acesse clicando aqui.

Notícias Relacionadas