page title icon Como conseguir um emprego? Tire todas as suas dúvidas

Links Patrocinados

Está com dificuldades de ser contratado por uma empresa e não tem certeza se você está fazendo certo? Veja como conseguir um emprego aqui.

As vezes pode demorar, mas você poderá conseguir um emprego de várias maneiras. Tenha paciência e se inscreva no máximo de vagas que você puder.

Em algum momento uma empresa irá te chamar para fazer uma entrevista, e se você passar será contratado.

 

Porque querer um emprego?

Bom, são muitos os motivos que poderão te fazer querer um emprego, você deverá ter um deles ou até mesmo vários. Sendo assim, leve em consideração o que você ganhará com um emprego.

Links Patrocinados
  • Se aperfeiçoará profissionalmente.
  • Aprenderá mais novidades.
  • Conhecerá diversas pessoas.
  • Irá conhecer o mundo, ou pelo menos uma parte dele.
  • Ganhará independência.
  • Terá dinheiro.
  • Poderá se encontrar profissionalmente e até mesmo pessoalmente.
  • Reputação e status.
  • Benefícios.

 

Tipos de empregos

  • Menos Aprendiz: Vagas para menores de idade que desejam iniciar sua carreira. Somente para quem tem mais de 14 e menos de 18.
  • Jovem Aprendiz: Vagas de introdução a carreira, para quem nunca trabalhou e precisa de uma primeira oportunidade. Somente para maiores de 16 e menores de 24.
  • Estágio: Vagas para estudantes de graduação ou ensino técnico, que desejam ou precisam da experiência profissional para terminar os estudos.
  • Trainee: Vaga de introdução a profissão, para estudantes recém formados no superior ou técnico ou próximos da formatura que desejam ingressar no mercado de trabalho com ajuda.
  • Temporário: Vaga de emprego para ocasiões especiais que aumentem a demanda de trabalho. Contrato de no máximo 3 meses.
  • Freelance: Vaga esporádica para tapar buracos ou resolver problemas terceiros. Fecha-se um pacote ou serviço específico, o contrato não é com o profissional e mais com sua atividade.
  • Intermitente: Vaga para trabalhadores que não precisam ficar fixos na empresa, onde realizam atividades esporádicas, podendo ser contratado em diversas empresas.
  • Profissional: Vagas padrão para profissionais qualificados em uma determinada tarefa ou cargo.
  • Autônomo: Opção de renda para trabalhadores individuais que trabalham por conta própria e não para a empresa. Ele normalmente vende seu trabalho diretamente com o público.
  • Empreendedor: Opção de renda para pessoas que desejam ter seu próprio negócio e empresa.

Você terá todas essas opções para conseguir um emprego, precisando apenas escolher a que combina melhor com você.

 

Como conseguir um emprego?

Agora que você sabe o seu tipo de emprego, você deverá se perguntar “Ok, mas como eu vou conseguir um emprego agora?”. Bom, para isso você terá algumas opções:

 

Indicação

Você poderá pedir para alguma pessoa próxima a você, que entregue seu currículo na empresa, assim, você terá mais chances.

A indicação é a forma mais rápida e direta de se conseguir um emprego, pois você terá alguém de dentro te auxiliando.

Para isso é importante ter um documento impresso, ou então digital para enviar para a pessoa e assim ela faça a ponte para a empresa.

 

Entregar currículo físico

Você ainda poderá imprimir um currículo fixo e entregar no RH de uma empresa.

Você deverá saber onde ficar o RH da empresa e entregar o documento em perfeito estado e protegido.

Essa forma de contratação se tornou a mais incomum atualmente, mas sendo comum ainda em lojas.

 

Entregar currículo online

Essa forma, considerada a mais comum, você fará tudo online no site da empresa.

Para isso, será necessário que você faça uma lista de empresas que deseja trabalhar, entre no site delas e se inscreva.

Links Patrocinados

Normalmente a inscrição poderá ser feita na área de “Carreiras”, “Trabalhe Conosco”, “Contato” ou “Institucional”.

Quase todas as empresas possuem isso em seus sites, e você deverá encontrar sua vaga e se inscrever por lá mesmo.

Você garantirá que seu currículo chegue diretamente na empresa.

 

Sites e aplicativos de vagas

Você ainda poderá sites e aplicativos de vagas para conseguir um emprego. Será necessário criar uma conta e currículo, para que a empresa possa ver seu perfil.

Você poderá usar sites como:

E aplicativos como:

 

Instituições de ensino

Você ainda poderá optar por conseguir um emprego fazendo um curso ou especialização. Muitas instituições de ensino possuem parceria com empresas, para que elas consigam os profissionais mais qualificados.

Sendo assim você poderá encontrar sua vaga após realizar por algum tempo o curso em algumas instituições:

Links Patrocinados

 

O que me atentar em uma vaga?

Ao se inscrever em uma vaga de emprego, existem alguns pontos que você precisará analisar para se inscrever, sendo eles:

Local da vaga

Você deverá escolher uma vaga que possuí disponibilidade para você trabalhar. Sendo assim, escolher uma vaga de outro estado ou cidade muito longe não valerá a pena e você não será contratado.

 

Tipo de vaga

Você deverá analisar se o tipo de vaga se encaixa com seu perfil profissional, caso contrário será descartado na primeira etapa do processo seletivo.

 

Requisitos

Você deverá se atentar aos requisitos da empresa, podendo ser uma experiência, qualificação, curso específico, PCD, idade e muitas outras informações.

Foque somente nas que se encaixem no seu perfil.

 

Pagamentos e benefícios

Por último, analise se você está disposto a trabalhar pelos benefícios e pagamentos oferecidos pela a empresa, caso contrário poderá encontrar um emprego que te deixará insatisfeito e infeliz a longo prazo.

 

Como me preparar para a entrevista de emprego?

Bom, para conseguir um emprego será necessário passar por diversas entrevistas de emprego e impressionar. Para isso aconselhamos que você consuma os seguintes artigos para te ajudar em sua jornada:

 

Você deveria saber

Bom, agora que você sabe todos os jeitos de se conseguir um emprego, você só deverá escolher um dos meios.

Contudo, o que você deverá se atentar é que para conseguir um emprego será necessário ter muita paciência e determinação.

Isso porque a margem de desemprego no Brasil é de 14,7 milhões. Sendo assim, são poucas vagas para muitas pessoas e a competição pode ser acirrada.

Você deverá tomar muito cuidado com as informações do seu currículo e cadastra-lo nas vagas mais compatíveis a sua situação.

Quanto mais vagas você se inscrever e mais se especializar, maiores são as suas chances, portanto escolha um tipo de vaga e tente se inscrever em todas existentes.

Agora você sabe de tudo que precisa para conseguir um emprego. É só seguir nossas dicas!

Além disso aconselhamos que você siga nossas dicas para te deixar atualizado pelo mercado de trabalho, para isso utilize o nosso site.

Ainda mais, utilize nossas redes sociais com diversas dicas exclusivas para a sua orientação profissional. Não perca a chance de nos seguir no Instagram, Facebook e Twitter.

Links Patrocinados