Entrevista de emprego: Consiga o seu 1º emprego de jovem aprendiz

Se você está em busca de uma oportunidade de emprego, será necessário fazer uma entrevista de emprego.

Para isso será necessário preparo, para que você saiba exatamente o que acontece e como você deverá agir para conquistar uma vaga.

Caso seja a sua primeira entrevista de emprego pois não possuí experiência, será necessário entender como funciona o Jovem Aprendiz.

 

A entrevista de emprego

A entrevista de emprego é um dos passos do processo seletivo, que temos que passar a fim de filtrar os melhores candidatos e por fim ser contratado.

Sendo assim ela é a segunda etapa, onde o candidato da vaga irá ter um contato direto com a empresa, depois de ter sido analisado seu currículo.

Sendo assim eles saberão todos os seus conhecimento e competências, e agora irão avaliar sua personalidade e perfil, a fim de ver se você possuí compatibilidade com a empresa.

entrevista de emprego- ilustracao mostrando uma entrevista

Foto por Freepik

Eu x Empresa

No momento da entrevista você deverá ter em mente duas realidade muito importantes, sendo elas:

 

1 – A empresa quer contratar o melhor funcionário.

Todo o processo seletivo, que é desde a parte da divulgação de uma vaga, até a contratação de um funcionário, serve para encontrar o melhor funcionário.

Esse funcionário é aquele que terá as melhores competências e menores impedimentos ou dificuldades. Sendo assim quanto mais você tiver a atribuir aos valores da empresa e menos defeitos, melhor para a empresa.

Fatores que valorizam um candidato para a empresa:

  • Ser formado ou estudando uma especialização.
  • Ter os mesmo valores éticos e morais da empresa.
  • Ter experiência profissional.

 

2 – Você também quer encontrar um bom emprego

Um problema muito comum na entrevista, principalmente para os Jovem Aprendizes, é a insegurança e conformismo.

Sendo assim você não deverá concordar com a empresa, e deixar bem claro quais são suas intenções e ambições. Deste modo não só você deverá se adequar a empresa, mas ela também deverá atender suas expectativas, e para isso é preciso cria-las.

Portanto é aconselhável que você converse com quem já tem experiência de trabalho. Compare as ofertas oferecidas para as vaga na qual você está se candidatando, neste caso Jovem Aprendiz.

Assim você terá um parâmetro de quanto deve receber pelo seu serviço, e assim dificilmente assinará um contrato que se arrependerá depois.

Fatores que valorizam uma empresa para o candidato:

  • Boa remuneração.
  • Ter todos os benefícios como: Vale-transporte, alimentação, refeição, PLR, INSS, FGTS, 13º, férias, plano de carreira, etc.
  • Possuir chance de efetivação.
  • Curso de capacitação profissional com foco em uma área.

 

Preparos para a entrevista de emprego

Agora que você sabe como a sua cabeça precisa estar no momento da entrevista, agora é importante que você saiba se preparar para a mesma.

Deste modo você deverá:

 

1 – Decorar todas suas qualificações

É importante que você saiba de cor todas as suas especializações e qualificações profissionais, A fim de demonstrar mais confiança e validade das informações do documento.

Sabendo suas qualificações e capacidades você saberá melhor como se apresentar para a empresa.

 

2 – Autoconhecimento

O autoconhecimento é uma tarefa infinita, isso porque estamos em constante mudança. Contudo a empresa irá querer te conhecer, e isso será difícil se nem você sabe quem você é.

Para te ajudar nisso você poderá optar por fazer um teste vocacional e um teste de personalidade.

Através do seu autoconhecimento que a empresa saberá se você combinará com a empresa ou não.

 

3 – Estudar sobre a empresa

É fundamental que você estude sobre a empresa que irá te entrevistar a fim de conhece-la. Assim você saberá qual é o perfil da mesma e se você se adequará a ela.

Sendo assim use o site oficial da empresa ou pesquise através do Google sobre a mesma. Utilize também sites como o ReclameAqui e o Glassdoor para saber a reputação da empresa.

 

4 – Estudar sobre a sua entrevista de emprego

Ao receber o comunicado da empresa sobre a entrevista, ela deverá passar o endereço, data, horário e os preparos exigidos.

Caso a mesma seja feita por vídeo conferência você deverá se preparar com horário e local onde irá realizar o mesmo em sua casa. Neste caso dê preferência a ficar em um lugar mais isolado, sem barulhos e boa iluminação.

Contudo caso presencial, você deverá analisar o local, a fim de não se deixar atrasar no momento de sair. Portanto calcule chegar com até 1 hora de antecedência para evitar atrasos.

 

5 – Postura profissional de comportamento

É fundamental que você saiba todas as regras corporativas de postura profissional para saber o básico exigido pelo mercado de trabalho.

Assim você demonstrar autocontrole e como você sabe participar do coletivo.

 

6 – Vestimenta

Muitas pessoas são eliminadas de entrevista de emprego, por conta de como foram vestidos. Sendo assim é importante que você também saiba sobre as Roupas para entrevistas exigidas pelo mercado de trabalho.

 

7 – Dinâmica

Nas entrevistas de emprego, principalmente nas vagas de aprendizagem é aplicado uma dinâmica. Normalmente sendo uma dinâmica de grupo.

Com ela será aplicado uma situação, na qual todos os candidatos, deverão encontrar uma solução mais real para este problema.

Através disso será visto diversas características suas como:

  • Raciocínio lógico.
  • Resolução de conflitos.
  • Trabalho em equipe.
  • Capacidade mental.
  • Liderança.
  • Criatividade.

Contudo lembre-se que cada empresa possuí sua política e tolerância, mas saber o básico exigido pelo mercado de trabalho te garante um padrão aceito por todas as empresas, isso referente a todos os tópicos anteriores.

entrevista de emprego - ilustracao de um curriculo e duas pessoas dando as mãos

Foto por Freepik

Como ser um bom candidato para Jovem Aprendiz?

Para que você tenha maiores chances de ser contratado, deverá alinhar o seu perfil com o desejado pelo mercado com jovem aprendizes.

Deste modo você poderá comparar as suas qualidades com as exigidas, e se desempenhar para desenvolver outras.

Sendo assim você poderá ver as exigências do mercado sobre os direitos e deveres do jovem aprendiz.

 

As etapas da entrevista de emprego

Cada empresa ou tipo de vaga possuí uma entrevista de acordo com o cargo e nível de exigência. No caso do Jovem Aprendiz é muito básico e normalmente acontece na de seguinte maneira:

1 – Chamada para a entrevista

Após ter enviado seu currículo para a empresa e a mesma ter feito a analise, você receberá um telefonema ou e-mail com os passos.

Eles deverão lhe dizer a data, hora, local e nome do entrevistador.

2 – Entrevista geral

Nesta entrevista, normalmente feita com diversos candidatos, é perguntado sobre cada um e sobre o que eles sabem da empresa.

Os perfis que mais combinam com a empresa irão ficando, já os demais são eliminados neste momento.

3 – Dinâmica

Os candidatos que ficaram deverão realizar a dinâmica individual ou em grupo. Normalmente os grupo são separados pela a distancia entre sim ou aleatoriamente, para testar sua capacidade de trabalhar em equipe e relacionamento.

4 – Entrevista com o gestor

Nesta etapa você terá um contato direto com o seu superior. Sendo assim é importante encontrar alguma química.

Conquistar o gestor é o passo fundamental para ser contratado, pois você ficará sob a responsabilidade dele dentro da empresa.

5 – Exame médico e contratação

Nesta etapa você deverá realizar o exame médio para a sua contratação e depois realizar a assinatura de contrato.

Com o exame a empresa saberá o estado de sua saúde e caso você tenha alguma complicação a empresa saberá. Isso evitará imprevistos dentro da empresa, ou em caso de surtos da sua saúde a empresa saberá como proceder.

Feito isso será necessário apenas assinar contrato de aprendizagem, que deverá ser lido por completo e se de acordo assinado.

Após isso é só começar a sua jornada de trabalho.

 

Como conseguir uma entrevista de emprego?

Para conseguir uma entrevista de emprego você deverá enviar o seu currículo para as empresas. Para isso você terá algumas opções, sendo elas:

  1. Através do nosso site Jovem Aprendiz Brasil.
  2. Entregando o seu currículo físico na empresa.
  3. Entregando o seu currículo para um funcionário te indicar na empresa.
  4. Através de sites de divulgação de vaga como: Catho, Vagas, LinkedIn, Empregos, Infojobs, etc.
  5. Através do site oficial da empresa, no rodapé da página em: Trabalhe conosco, vagas ou oportunidades.
entrevista de emprego - jovem sendo contratado

Foto por Freepik

Notícias Relacionadas