Dinâmica: Tenha um bom resultado na entrevista de emprego

Está com uma entrevista marcada e não sabe o que pode acontecer? A aplicação de uma dinâmica é muito comum, principalmente para vagas sem exigência de experiência.

Normalmente essas dinâmicas são feitas em grupo, mas também podem ser feitas individuais para saber a competência de cada funcionário.

Sendo assim as dinâmicas são um fator crucial para a entrevista para quem não possuí experiência, pois assim o entrevistador poderá definir as qualificações profissionais em potencial de cada um.

 

A Dinâmica

A dinâmica normalmente é uma situação inusitada proposta aos candidatos. Em muitos casos é a venda de um produto não muito útil como um xícara quebrada, uma caneta sem tinta, etc.

Em alguns é necessário criar um novo produto para a empresa, com uma novidade e exclusividade. Enfim, será uma situação inusitada que você deverá encontrar a melhor resolução possível.

Essas atividades podem ser individuais ou em grupo, ao ser individual é para analisar como a cabeça daquela pessoa funciona com novas ideias e solução, já a em grupo, normalmente é para ver seu trabalho em equipe e poder de liderança.

Normalmente as dinâmicas eliminam muitos candidatos, e por isso é fundamenta conhece-la.

dinamica de grupo - grupo discutindo ideias para a criação de um novo produto

Foto por Freepik

Como se preparar

Cada empresa irá aplicar a dinâmica que desejar, isso estará ligado ao que a empresa procura no momento, seus valores, ética e moral.

Sendo assim fica muito difícil direcionar apenas um tipo de dinâmica para se estudar. Sendo assim você deverá realizar diversas dinâmicas, ou ao menos estudar para entender seus objetivos.

Por exemplo:

Apresentação individual: Neste tipo será avaliado sua postura, como você se apresenta, capacidade de organizar ideias, confiança e coragem.

Atividade individual: Neste será analisado sua criatividade, seriedade e objetividade.

Simulação de vendas: Neste será analisado a sua capacidade de identificar a dualidade, qualidades e defeitos de um produto e como tirar o máximo de proveito do mesmo.

Trabalho em grupo: Neste será analisado a sua maneira de trabalhar em grupo, escutar ideias diferentes e resolver conflitos.

Ao receber a dinâmica, saiba o que a empresa está buscando, mas não se esqueça, que a aplicação de uma anula a analise de outros pontos. Portanto se atente a todos os pontos, mas foque no que a empresa procura.

 

Quando ela é aplicada?

Normalmente a dinâmica é aplicada logo na primeira entrevista de emprego, que eliminará a maioria dos candidatos, ou na segunda, assim que o primeiro filtro de eliminação de candidatos tiver sido aplicado.

Portanto é fundamental que você aprenda sobre a dinâmica, para não ser pego de surpresa e ser desclassificado logo no inicio.

 

Quais as dinâmicas mais usadas?

Dentre as dinâmicas mais comuns temos:

  • Venda de um produto novo inusitado do ramo da empresa.
  • A venda de um produto novo e inusitado proposto para a empresa, normalmente algo inútil que deverá ganhar valor.
  • Apresentação pessoal e profissional de sua vida.
  • A criação de um produto novo para a empresa, dentro da realidade que vivemos.
  • Uma situação inusitada de convívio que deverá ser resolvida da melhor maneira.
dinamica em grupo - jovens trabalhando juntos para atingir um objetivo em comum

Foto por Freepik

Como fazer uma dinâmica?

Para fazer uma dinâmica, sendo para a sua empresa, ou pessoal para treinamento, você precisará de pessoas. De preferência mais de uma para fazer a de grupo, mas a individual somente com uma.

Você deverá procurar por uma atividade neste estilo na internet, onde você poderá ver alguns exemplos aqui.

Depois disso você deverá criar um perfil falso de alguma empresa, ou usar o da sua. Pontue os valores e o que ele procura em um funcionário. Ele servirá para analisar quais candidatos estão mais próximas da exigências da empresa

Após fazer isso é só pedir para ama pessoa aplicar, ou aplicar a atividade nelas. Fazer um treinamento irá te preparar para como essa atividade é analisada, o que é visto e o que não é, assim você irá ter maior capacidade.

No fim, você deverá analisar as informações coletadas sobre os candidatos e compara-los com a exigência da sua empresa. Os candidatos mais próximos das expectativas da empresa são os mais qualificados. Desta mesma maneira acontecerá na empresa oficialmente.

Notícias Relacionadas