Curso de Capacitação Profissional: Saiba sua importância

Se você está em busca de uma qualificação profissional ou uma oportunidade de emprego como de jovem aprendiz, os cursos de capacitação profissional podem ajudar a alcançar o seu objetivo.

Portanto acompanhe o artigo e saiba a importância de um curso de capacitação profissional 

O que é capacitação profissional?

A capacitação profissional é a modalidade de ensino que pretende qualificar profissionais para o mercado de trabalho.

Dessa maneira, a capacitação profissional é destinada a qualquer pessoa que busque desenvolver habilidades profissionais.

Sendo assim, se você está ingressando no mercado de trabalho, os cursos de capacitação irão te qualificar e treinar para os cargos e vagas de emprego.

Portanto, para se dedicar a um curso de capacitação, basta compreender as exigências básicas do jovem aprendiz e se candidatar a vaga, ou então fazer um curso por fora.

curso de capacitação profissional - jovens reunidos estudando

Qual curso de capacitação profissional devo fazer?

O processo de busca por um curso de especialização, ou seja, curso de educação profissional, pretende formar profissionais de acordo com o que o mercado ou trabalho atual pede. Isso significa que, a educação profissional é baseada no mercado de trabalho e no que ele busca.

Por isso, definir em qual área e segmento da empresa que deseja trabalhar ajudará no processo de escolha de cursos de capacitação profissional.

 

Capacitação profissional e o mercado de trabalho

Os cursos de capacitação profissional, são organizados para atender a demanda do mercado de trabalho atual. Sendo assim, são diversos os ramos e cargos que se destacam e por isso há uma grande demanda educacional e profissional que precisa ser atendida.

Dessa maneira, os cursos e sobretudo os cursos gratuitos são programas ou projetos de inclusão social para desenvolvimento socioeconômico.

Neste caso, os cursos de capacitação profissional gratuitos, são voltados principalmente para pessoas em situação de vulnerabilidade no acesso à educação profissionalizante.

Portanto, os cursos de capacitação profissional gratuitos, permite que haja oportunidade dos mais vulneráveis se qualificarem no mercado de trabalho e assim ser incluído socialmente.

 

Cursos de capacitação por área de interesse

Vale ressaltar que os cursos de capacitação profissional, devem ser escolhidos mediante ao interesse dos candidatos sobre as vagas.

Por exemplo: Se a sua área de interesse é administração, o mais aconselhável é começar fazendo cursos para qualificação nessa área.

Portanto, é fundamental saber o que deseja estudar para conseguir a vaga de emprego na área desejada. Sendo assim, se uma vaga na área administrativa for disponibilizada e a mesma oferece ou solicita um curso de capacitação o mesmo provavelmente será de administração.

 

Plataformas de cursos gratuitos

Listamos abaixo alguns sites que oferecem plataformas de cursos gratuitos e de capacitação profissional.

Dentre eles, estão os mais requeridos para cargos iniciais, tais como, o de jovem aprendiz. Em outras palavras, essas entidades são as contratadas por empresas para aplicar o curso de capacitação profissional aos jovens aprendizes.

curso de capacitação profissional - logo ciee

CIEE – Centro de Integração Empresa Escola

Nessa plataforma do Centro de Integração Empresa Escola (CIEE), é possível encontrar orientação através de cursos, concursos e processos seletivos. Entre os cursos gratuitos estão:

  • Postura e imagem profissional;
  • Processos seletivos;
  • Preparação de perfil profissional;
  • Entre outros.

Para se cadastrar basta entrar no site do CIEE clicando aqui, fazer seu cadastro e acessar a plataforma do CIEE Virtual. Saiba mais, clique aqui.

curso de capacitação profissional - logo via rapida

Via Rápida Emprego

A Via Rápida Emprego é um programa do Governo que oferece acesso a curso de formação profissional online. A plataforma é administrada pela Universidade do Estado de São Paulo (Univesp) e conta com cursos de:

  • Gestão;
  • Finanças;
  • Planejamento;
  • Idiomas; 
  • Entre outros.

Para acessar o conteúdo basta entrar no site, fazer seu cadastro e se inscrever no curso de sua preferência. Para acessar clicando aqui e confira. 

curso de capacitação profissional - senai

SENAI – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial

Senai é a sigla para Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial. Considerada, uma das maiores instituições responsáveis pela formação de jovens profissionais na área industrial. E por isso, é referência na qualidade de ensino.

A empresa também concede um curso de preparação para o mundo do trabalho oferecido gratuitamente para jovens a partir de 14 anos.

Para se inscrever basta entrar no site clicando aqui, e para maiores informações sobre o curso, clique aqui

curso de capacitação profissional - senac

SENAC – Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial

O SENAC ou Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial é considerada uma das maiores entidades capacitativas de jovens do país.

Diferente do SENAI que capacita na área da indústria o SENAC oferece a capacitação na área corporativa. Sendo assim é a empresa conhecida pela a capacitação nas áreas de:

  • Administração;
  • Logística;
  • Contabilidade;
  • Entre outros.

Para saber mais sobre o SENAC acesse o site oficial clicando aqui.

 

Como funciona o curso de capacitação profissional?

O curso de capacitação profissional pode acontecer de duas maneiras:

1 – Antes de conseguir um emprego

Nesta modalidade o estudante irá se candidatar em um curso em uma instituição de capacitação profissional.

Lá ele deverá fazer o curso pelo período de pelo menos 1 semestre (6 meses), depois disso o mesmo poderá ser contratado por empresas dentro da área de curso.

2 – Durante a jornada de trabalho

Nesta modalidade, você irá começar o curso de capacitação profissional junto com o novo trabalho. Sendo assim o jovem receberá a aprendizagem prática e teórica que enriquecerá muito mais sua experiência.

curso de capacitação profissional - sala de aula

Aprendizagem Prática

Nesta aprendizagem o jovem deverá comparecer dentre 3 a 4 dias úteis da semana na empresa contratada. Lá ele deverá ficar sob a responsabilidade do gestor da área na qual ele foi contratado, para que o jovem seja instruído sobre:

  • Infraestrutura do prédio;
  • Atividades do jovem;
  • Companheiros de equipe;
  • As áreas do prédio e suas funções;
  • Seu desenvolvimento profissional.

Conforme o jovem for se qualificando no trabalho o mesmo poderá receber uma efetivação. Com a efetivação ele deixa o cargo de aprendizagem e é contratado como um profissional qualificado.

O curso de capacitação profissional também é interrompido.

 

Aprendizagem Teórica

Nesta aprendizagem o jovem deverá comparecer dentre 1 a 2 dias úteis da semana em uma entidade parceira de ensino.

Nesta etapa que acontece o curso de capacitação profissional, onde o estudante com diversos outros na mesma situação irão aprender o conteúdo teórico.

O conteúdo teórico deve ser aplicado por um instrutor de conteúdo que deverá passar:

  • Como se portar no mercado de trabalho;
  • Como se vestir no mercado de trabalho;
  • A importância do trabalho em equipe;
  • Noções sobre administração, logística, contabilidade, saúde financeira, leis trabalhista, sociologia;
  • A importância de programas de inclusão social;
  • Conhecer e comparar a jornada de diversos profissionais através de reuniões, palestras, etc;
  • Resolução de conflitos na empresa;
  • Ajudar o jovem a se encontrar profissionalmente;
  • Ajudar o jovem a firmar seus valores éticos e morais para o mercado de trabalho.

Enfim, o conteúdo é infinito e poderá ter interferência de acordo com instrutor, entidade parceira e área contratada.

Notícias Relacionadas