Networking e Marketing Pessoal: Seu profissional em destaque

O Networking e Marketing Pessoal e uma ótima maneira de se desenvolver como profissional, podendo assim aproveitar de suas especializações profissionais para crescer no mercado de trabalho.

Com o Networking e Marketing Pessoal você entende que ter somente uma especialização não é suficiente, onde é preciso ter contatos e divulgar seu potencial e desenvolvimento.

Sendo assim iremos te explicar tudo sobre o Networking e Marketing Pessoal para que você saiba faze-lo corretamente.

O que é Networking?

Networking é o acúmulo de contatos profissionais que um individuo possuí. Esses contatos devem ser próximos, ou a ponto de o individuo ter a possibilidade de retirar qualquer dúvida ou solicitar sugestões.

Sendo assim o Netwoking nada mais é que a rede de contatos que um profissional possuí para encontrar suas soluções ou fazer consultas sobre suas dúvidas laborais.

O que é Marketing Pessoal?

O Marketing Pessoal é a técnica de se autopromover, mas não de forma arrogante ou que diminua os outros ao redor, e sim de provar suas qualidades e características de maneira humilde.

Em outras palavras o marketing pessoal é a comprovação da sua efetividade no trabalho. Onde você irá deixar bem claro suas qualidades, individualidades, potencial e especializações.

Assim todos saberão da sua capacidade e poderão contar com você para tirar dúvidas sobre sua área.

Networking e Marketing Pessoal: pessoa se comunicando com outros profissionais

Foto por Freepik

Porque o Networking e Marketing Pessoal se conectam?

Como dito a cima o Networking pessoal é sua rede de contatos profissional e o Marketing Pessoal é a sua autopromoção.

Sendo assim tenha em mente que ambos são para a valorização do seu profissionalismo. Contudo o Networking visa encontrar profissionais qualificados para orientação pessoal e profissional.

Já o marketing pessoal visa demonstrar seu potencial pessoal e profissional para a construção de um networking e a valorização de seu profissional.

Portanto, ele serve para vender seu perfil profissional e melhorar sua reputação (Marketing Pessoal) enquanto o outro aumenta sua fonte de pesquisa e entendimento sobre o mercado de trabalho e suas oportunidades.

Por esse motivo os dois se cruzam, pois ao bolar estratégias de marketing pessoal, o resultado será a construção de um Networking.

Onde o interesse sobre você irá aumentar, logo você será usado para consultas e assim poderá consultar também com essas pessoas.

Contudo uma má construção do Networking e Marketing Pessoal poderá surgir efeito contrário, onde você perderá contatos e sujará sua imagem.

Benefícios do Networking e Marketing Pessoal

Agora que você sabe sobre a funcionalidade das duas estratégias e como elas se conectam, você deverá entender os benefícios que elas trazem.

Antes de mais nada, tenha em mente que nenhum profissional sobrevive ao mercado de trabalho sem o Networking e Marketing Pessoal.

Isso porque ele trás os benefícios necessários para se manter dentro do mercado de trabalho, como:

Relacionamentos Profissionais

Ter uma boa construção de Networking e Marketing Pessoal irá criar relacionamentos profissionais, onde será possível fazer consultas, tirar dúvidas, etc.

Assim você terá apoio de diversos outros profissionais, que com suas informações irão tornar seu trabalho muito mais fácil.

Relacionamentos pessoais

Não tão comum, mas bem possível, ter uma boa construção do Networking e Marketing Pessoal pode trazer relacionamentos para a vida pessoal.

Ser um bom profissional quer dizer muito sobre o pessoal de alguém, e por isso pode atrair interesses pessoais. Embora esses interesses não possam fugir da formalidade no ambiente de trabalho, fora, pode trazer diversos benefícios pessoais, como uma grande amizade.

Troca de informação

Focar em uma boa construção de Networking e Marketing Pessoal irá te garantir muito mais informação do que você possuí. Isto porque você poderá utilizar do conhecimento de sua rede de contatos para solucionar problemas.

Sendo assim você poderá tanto quanto receber quanto dar uma nova informação, assim fazendo a troca de informações.

Além disso, seus contatos podem conhecer outras pessoas, que poderão tirar suas dúvidas.

Trabalho em equipe

Além de te ajudar, e ajudar outros companheiros o Networking e Marketing Pessoal aumentam o nível do trabalho em equipe, onde vai ficando mais fácil lidar com os companheiros com o tempo.

Assim você conhecerá todas as características, qualidade e potencial da equipe e poderá aproveitar e confortar esses pontos com mais facilidade.

O trabalho em equipe é crucial para o desenvolvimento humano, seja ele pessoal ou profissional.

Networking e Marketing Pessoal: equipe trabalhando juntos

Foto por Freepik

Empatia

Ajudar e ser ajudado, informar e ser informado, tudo isso ocorre por conta da empatia que faz nos colocarmos no lugar do outro e assim ajudar com seu problema.

A utilização do Networking e Marketing Pessoal irá fazer com que você se demonstre disponível e útil, e ao ajudar ou pedir ajuda, dificilmente irão te recusar por todos estarem na mesma situação.

Gestão

Saber sobre o Networking e Marketing Pessoal de um profissional facilita muito no direcionamento dos profissionais para o local correto.

Por isso ajudará na gestão, ou em outras palavras, na organização da equipe de trabalho dentro da empresa. Onde você saberá o profissional qualificado para resolver um problema e os que não.

Visibilidade

Utilizar as estratégias do Networking e Marketing Pessoal fará com que você seja visto dentro do seu ambiente de trabalho.

Isso irá acontecer porque com o Networking as pessoas irão te conhecer diretamente, e assim saberão suas qualidades e atividades e com o Marketing Pessoal saberão seu potencial e utilidade.

Oportunidades

Ao utilizar o Networking e Marketing Pessoal você poderá conseguir diversas oportunidade, como subir de cargo, novo emprego, viagem a trabalho, etc.

Isso porque verão o seu desempenho, determinação e reputação e se positivas, você ganhará oportunidades.

Feedback

Estando em destaque e conhecido por muitos, fica muito mais fácil receber um feedback, pois todos estão atentos a sua jornada.

Sendo assim, ao se sentir estagnado, parado ou precisando de analises para se desenvolver utilize as pessoas do seu Networking.

Como construir um bom Networking e Marketing Pessoal?

Para construir um bom Networking e Marketing Pessoal primeiramente você deverá se conhecer muito bem. Sendo assim aconselhamos identificar seu tipo de personalidade.

Além disso você deve conhecer não apenas os seus pontos fortes, mas também os que precisam de melhorias. Assim você saberá não só o que é bom, mas também o que não é, e como se portar nas situações onde possuí menos conhecimento.

Essa sinceridade irá aumentar o seu nível de sinceridade e integridade, e fará com que as pessoas confiem mais em você. Portanto tenha em mente:

  • Suas qualidades.
  • Defeitos.
  • Potencial de crescimento.
  • Como quero alcançar meus objetivos.
  • O que posso oferecer.
  • O que quero receber

Além disso é importante que você se mostre sempre disponível e interessado nas pessoas, para que seja notada a boa ação. Além disso você deve atentar-se a sua postura profissional, pois ela também irá dizer muito sobre você

Networking e Marketing Pessoal: equipe trabalhando juntos

Foto por Freepik

Como manter um bom Networking e Marketing Pessoal?

Após construir um bom Networking e Marketing Pessoal, será necessário mante-lo, por isso não minta no momento da construção, pois depois manter será impossível.

Sendo assim para manter a boa construção do seu Networking e Marketing Pessoal  você precisará:

Manter Contato

Será necessário que você sempre entre em contato com sua rede de contatos, com cada um periodicamente. Isso porque com o tempo, com tantas pessoas, podemos ir esquecendo algumas, e também ser esquecido.

Por esse motivo é importante estar em evidência com a sua rede de contatos, para que sua importância seja sempre vista e lembrada.

Disponibilidade e acessibilidade

Além de manter o contato com todos, você ainda tem que deixar claro a sua disponibilidade em ajudar. Assim as pessoas saberão que podem contar com você e por isso jamais o esquecerão.

Ainda, manter sua disponibilidade em evidência, faz com que seja difícil qualquer pessoa recusar te ajudar.

Além da disponibilidade você também deverá ser acessível, pois não adiantar estar disposto, se você dificulta o seu alcance.

Sendo assim utilize redes sociais, esteja atento aos canais de comunicação e escute corretamente as pessoas, para que elas se sintam ouvidas.

Interesse

Além de ter que manter o contato e evidenciar sua disponibilidade, você ainda deverá lembrar de manter o interesse pelos seus contatos.

Todos gostam de ser amados, e para isso que serve o interesse, para provarmos o quanto temos amor para dar por quem nos interessamos.

Sendo assim, para que alguém se sinta amado, faça essa conexão, se interesse por ela realmente, queira saber dela, suas qualidades e dificuldades. Assim dificilmente essa pessoa te abandonará ou esquecerá.

Organize seus contatos

Para que não ocorra o risco de confundir uma pessoa com outra, é importante você saber organizar seus contatos.

Sendo assim tente separa-los por, área, local de conhecimento, habilidades, características, enfim o que for melhor pra você. Assim você saberá sempre para quem perguntar caso tenha dúvida, ou para quem direcionar uma dúvida.

Obstáculos de construir um bom Networking e Marketing Pessoal

Ao construir um Networking e Marketing Pessoal, você poderá encontrar diversos obstáculos que diferem de pessoa para pessoa. Sendo assim os obstáculos mais comuns na construção do Networking e Marketing Pessoal são:

Timidez

Pessoas tímidas possuem a dificuldade de estar em destaque, por isso o marketing pessoal pode ser um grande problema.

Auto-estima

Pessoas com alta autoestima podem exagerar na hora de vender seu profissional e isso poderá ser desmascarado.

Pessoas com baixa autoestima podem ter dificuldades de encontrar suas qualidades, e assim ter dificuldade de ficar em evidência positivamente.

Exposição

Algumas pessoas, embora não sejam tímidas, possuem dificuldade com a exposição, isso porque são mais reservadas ou introspectivas.

Notícias Relacionadas