page title icon Dress Code: Entenda o padrão corporativo de vestimenta

Links Patrocinados

Você está com uma entrevista marcada, mas não faz a mínima ideia de como se vestir?! Calma, iremos te dar algumas dicas corporativas de Dress Code entrevista de emprego.

Embora a roupa para entrevista de emprego deve ser padrão, e não muito chamativa, é possível ser original e mostrar nossa personalidade.

Para isso será necessário cuidado e atenção, para que você não saia muito das regras de Dress Code e acabe usando uma roupa inadequada.

 

Por que existe o padrão Dress Code para entrevista de emprego?

O mercado de trabalho define um padrão não só para a vestimenta adequada, mas de toda a postura profissional.

Isso porque na teoria o mercado de trabalho deve ser justo para todos, e para que isso seja validado é necessário um padrão para se seguir.

Desta forma ninguém deverá ser prejudicado pela a forma que se veste, onde isso será apenas um diferencial.

Embora possua esse o padrão chamado de Dress Code, ele deve ser o mais flexível e básico possível, onde você ainda poderá mostrar sua personalidade.

Sendo assim o Dress Code serve apenas para um padrão mínimo de qualidade, onde todos os trabalhadores da empresa devem estar dentro deste nível.

Assim, será necessário avaliar os candidatos por sua qualificação profissional, pois sua roupa para entrevista está dentro dos requisitos mínimos, embora as diferenças aparentes.

Links Patrocinados

 

Roupa padrão para a entrevista de emprego

Na dúvida sobre como se vestir você deverá optar por escolher a vestimenta mais básica determinado pelo mercado de trabalho.

Sendo ele:

  • Camisa social branca, bege ou qualquer cor neutra não chamativa.
  • Calça social ou jeans.
  • Sapato com cor única e neutra.
  • Cabelo uniforme, totalmente seco ou amarrado.

 

roupa para entrevista - jovens esperando para uma entrevista

O que deve ser evitado no Dress Code?

Para que você não tenha problemas na entrevista ou emprego, iremos listar agora o que é prejudicial para a sua aparência, segundo o mercado de trabalho.

 

1 – Roupa amassada ou suja

Evite ir para a sua entrevista com uma roupa suja ou amassada. Sendo assim separe-a antes da entrevista, e certifique-se de que a mesma está em bom estado de conservação.

Roupas amassadas e sujas podem demonstrar desinteresse ou descuido e portanto é mal visto.

 

Links Patrocinados

2 – Muitas cores no Dress Code

Evite o uso de roupas muito coloridas no mercado de trabalho. Isso não quer dizer que você deverá se privar de cores, mas você deverá saber harmonizá-las.

Portanto, sempre cores neutra com uma cor mais chamativa, e não exagere muito nestas cores.

 

3 – Acessórios em excessos

Muitas pessoas possuem o hábito de usar acessórios como relógio, pulseiras, brincos, correntes, etc. Não tem problema algum em utilizar acessórios, desde que com bom senso.

Portanto cuidado com acessórios enormes, muito chamativos ou em excessos. Isso porque o mesmo pode ser visto como inadequado para o trabalho desconcentrando o trabalho de outros funcionários.

Além disso, acessórios como piercing e alargadores podem ser proibidos dependendo da política da empresa.

 

4 – Maquiagem pesada ou chamativa

Hoje em dia até mesmo os homens usam maquiagem, e isso é bem visto. Contudo, é necessário tomar cuidado com o uso excessivo de maquiagem.

Lembre-se que você está em um ambiente profissional, e é importante que você demonstre seriedade. Por isso maquiagem somente básica e sem muita cor.

 

Links Patrocinados

5 – Higiene pessoal

Cabelos, barbas, pelos, secreções, unhas e etc. É fundamental que tudo esteja em ordem para a entrevista, caso contrário será visto como desinteresse, má higiene e descuido.

 

6 – Calçados abertos

Embora não tão importante e prejudicial ir para a entrevista com um calçado aberto, ele ainda pode ser mal visto. Isso porque quase todas as empresas possuí uma política de segurança, que determina que as pessoas devem utilizar calçados fechados.

Desta forma, fica mais difícil evitar os riscos com acidentes que envolvam o pé do candidato ou empregado.

 

7 – Odores

Sendo eles os bons ou os ruins você deverá diminuí-los ao máximo. Sendo assim escove os dentes, tire as remelas dos olhos, tome banho e perfume-se sem exagero.

E cuidado com os bons cheiros porque assim como o maus cheiros podem trazer irritação a quem está por perto.

 

8 – Gorros e chapéus

É proibido em praticamente todas as empresas que alguém trabalhe ou faça entrevista com algo na cabeça. Isso porque o acessório pode atrapalhar na leitura do entrevistador, assim como esconder diversas coisas.

Em alguns casos o capacete será obrigatório, para a segurança de funcionários, mas nunca, na entrevista de emprego.

roupa para entrevista - pessoas esperando para serem entrevistadas

 

9 – Roupas justas ou marcando

Para que o ambiente mantenha-se no profissional, é necessário que ele tenha as menores distrações possíveis.

Sendo assim, devido nossa cultura, devemos atentar-se ao tamanho da nossa roupa para entrevista e como ela marca. Deste modo evitando julgamentos e distrações, não sendo comentado pelos corredores.

Caso seja a sua primeira entrevista de emprego, acesse clicando aqui.

 

10 – Shorts e saias curtas

Quase nenhuma empresa permite essa peça, portanto não a utilize, ela é considerada informal, e poderá quebrar o clima empresarial que uma empresa deseja manter.

Sendo assim sempre utilize calças ou saias a baixo do joelho.

 

11 – Tatuagem

Hoje é menos comum, mas algumas empresas possuem preconceito com a tatuagem. Sendo assim, tente esconde-la o máximo possível, se não tiver como, apenas a disfarce de alguma forma, usando uma camisa com mangas longas e um relógio.

Links Patrocinados

Assim você a deixará discreta e poderá ser mais bem vista. Além disso, estar dentro das regras de Dress Code a risca, poderá te ajudar a te deixar mais elegante, onde não ligarão muito,