Se você não quer mais ir trabalhar, vai forçado e sem energia, cuidado! O desgaste emocional no trabalho te pegou.
É normal termos preguiça devido ao horário e obrigação de ir trabalhar, onde é necessário saber distinguir os dois, vamos entender como?
O que é o Desgaste Emocional no Trabalho?
O desgaste emocional no trabalho é resultante de problemas repetitivos ou a rotina exaustiva do trabalho, onde no seu mais comum está a repetição e sobrecarga.
Por esse motivo, para ser considerado desgaste emocional no trabalho, você deverá passar por alguma situação repetidamente, ou de forma muito intensa, a ponto de te levar ao seu limite.
E dai já viu ne?! Você fica indisposto, sem vontade, sem objetivo, foco ou até mesmo interesse para trabalhar.
A rotina fica pesada e você fica improdutivo, o que pode acarretar até mesmo na sua demissão.
Os sintomas do Desgaste Emocional no Trabalho
- Ansiedade
- Baixa autoestima
- Cansaço físico e mental.
- Depressão
- Derrotismo
- Dificuldade de concentração.
- Dores de cabeça
- Dores no corpo
- Estresse.
- Fadiga.
- Falta de interesse.
- Falta de paciência.
- Ficar contanto os minutos.
- Hipertensão.
- Indisposição.
- Inércia.
- Inquietação;
- Insatisfação profissional.
- Irritabilidade.
- Isolamento.
- Lapsos de memória.
- Mudança de humor.
- O tempo não passa.
- Pessimismo
- Problemas digestivos.
- Tristeza.
Motivos para o Desgaste Emocional no Trabalho
- Alta demanda e pouco salário e benefícios.
- Colegas de trabalho abusivo.
- Distância do trabalho e casa.
- Falta de capacidade da equipe.
- Falta de oportunidades.
- Falta de promoção ou valorização do profissional.
- Insatisfação com a profissão.
- Rotina maçante.
- Trabalho de formiga ou repetitivo.
Enfim, são infinitos os motivos, onde os mais comuns são os listados a cima.
Como resolver o Desgaste Emocional no Trabalho
Bom, não existe uma regra absoluta, pois cada pessoa e cada caso são diferentes. Contudo, existem algumas coisas que você pode reparar para tentar resolver o problema:
1 – Trocando de emprego ou profissão
Se não tem saída, não tem, o trabalho já não funciona mesmo, e na maioria dos casos é isso o que acontece.
Mudar sua vida e planos não é sinônimo de fracasso, onde muitas vezes na verdade, é a mudança que faz a diferença e crescemos com isso.
Por isso, se antecipe, programe-se e encontre um novo emprego que te agrade.
Para isso, pode ser interessante investir antes em um curso ou capacitação.
2 – Faça uma mudança de rotina
Algumas vezes, fazer uma mudança de rotina ajuda a dar aquele empurrãozinho na direção certa.
Por esse motivo, analise as tarefas que mais te desgastam emocionalmente e as que menos, e faça uma lista de prioridade.
Veja as que podem ou melhor, precisam de uma mudança para ficarem mais leves e menos desgastantes e aplique essas mudanças.
As vezes, fragmentar uma tarefa em várias outras menores, ajuda a deixa-la mais agradável de se fazer.
3 – Analise a sua equipe
Faça uma analise das pessoas que você se relaciona, seus objetivos e forma que trabalha.
As vezes, nossos ciclos profissionais ou sociais podem contribuir com a nossa estagnação e infelicidade.
Contudo, não é preciso fazer cortes, apenas ampliar o seu ciclo, trazendo mais pessoas ou então dividindo mais seu tempo com outras pessoas.
Pessoas movem pessoas e isso é fato, veja uma boa forma de ajudar e também ser ajudado, para que todos evoluam e cresçam.
4 – Analise a empresa e as pessoas de cargo mais alto
As vezes, a empresa ou os nossos superiores possuem uma política que não é tão agradável, que aceitamos devido a necessidade por dinheiro.
Mas agora, já foi, e você precisará usar esse conhecimento ao seu favor.
Agora você poderá procurar uma oportunidade que combine mais com você e levando como otimismo como a outra empresa era e o quanto você aprendeu
5 – Remuneração e benefícios
Por último analise sua remuneração e benefícios e veja se eles não são muito baixos.
Compare com os mesmo cargos em outras empresas e veja se você está sendo desvalorizado de alguma maneira.
Trabalhamos por dinheiro, e por esse motivo, esse é o principal motivador para se realizar as coisas.
Por esse motivo, esse é o principal motivo do desgaste emocional no trabalho, pois onde nos sentimos desvalorizados, perdemos a empolgação.
Agora, se você estiver sentindo o desgaste devido alguma ameaça, medo ou porque alguém ameaça a sua segurança ou sanidade mental a todo momento, dai aconselhamos que você tente usar umas das estratégias para resolução de conflitos.