Você sabe o que é o exame admissional e porque as empresas pedem? Acompanhe o artigo abaixo e saiba mais sobre esse processo que é parte das primeiras etapas de contratação nas empresas.
O que é o Exame Admissional?
O Exame de Admissão é um exame médico realizado por um médico do trabalho exigido a qualquer pessoa que irá ser contratada por uma empresa em regime CLT – trabalho registado.
O exame admissional é obrigatório?
Sim, o exame admissional é obrigatório para todos os profissionais e é realizado antes da contratação. O exame é exigido a todos os trabalhadores formais onde é abrangido pelo Artigo 168 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).
Para que serve?
O exame admissional é utilizado como um meio de avaliação médica e serve para assegurar que o candidato à vaga está apto para desempenhar as funções do cargo para o qual foi contratado.
Sendo assim. O exame avalia se o candidato é ou não fisicamente capaz de desempenhar as suas funções, bem como se existe algum risco potencial para a segurança tanto do profissional como daqueles que o rodeiam.
Quais os tipos e quando devem ser feitos?
Existem vários tipos de exame admissional, o tipo de exame que se faz depende do trabalho que irá desempenhar. Devem ser feitos, antes da contratação do funcionário.
O que é avaliado durante o exame admissional?
Deve recolher informações como: as atividades anteriores do trabalho, se o indivíduo foi anteriormente operado, se foi exposto a riscos, se tem doenças crónicas, se está sob medicação controlada, etc.
Além disso, outros testes adicionais poderão ser solicitados após este teste, tais como o açúcar no sangue, urina, hemograma completo, colesterol, e outros.
Em casos de contratação para atividades em indústrias onde as atividades serão de riscos, os protocolos podem ainda incluir audiometria, eletrocardiografia, espirometria, eletroencefalograma, e outros tipos de testes.
Etapas do exame admissional
A primeira secção de qualquer exame admissional começa com um questionário sobre contratos de trabalho anteriores, para determinar se o candidato foi anteriormente exposto a doenças e riscos.
Podem ser feitas perguntas sobre a utilização de medicamentos de uso contínuo, bem como inquéritos sobre saúde psicológica, a fim de avaliar a possível exposição a substâncias nocivas e outras questões relacionadas com a profissão.
Além disso, geralmente há uma avaliação clínica nos exames críticos de entrada, durante os quais a pressão arterial e o batimento cardíaco são medidos, assim como o peso e a altura.
O certificado médico de capacidade funcional só é emitido após a avaliação clínica e os exames essenciais. Dessa maneira, estando tudo em conformidade o trabalhador já poderá dar inicio na empresa.
Pronto, agora você já sabe a importância do exame e como ele será realizado. No mais, não se preocupe, são exames de rotina estando tudo em conformidade, já começara no seu novo emprego.