Links Patrocinados

Exame Admissional – O que é e para que serve

  • Post author:
  • Reading time:4 mins read

Você sabe o que é o exame admissional e porque as empresas pedem? Acompanhe o artigo abaixo e saiba mais sobre esse processo que é parte das primeiras etapas de contratação nas empresas.

 

O que é o Exame Admissional?

O Exame de Admissão é um exame médico realizado por um médico do trabalho exigido a qualquer pessoa que irá ser contratada por uma empresa em regime CLT – trabalho registado.

 

O exame admissional é obrigatório?

Sim, o exame admissional é obrigatório para todos os profissionais e é realizado antes da contratação. O exame é exigido a todos os trabalhadores formais onde é abrangido pelo Artigo 168 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

Links Patrocinados

 

Para que serve?

O exame admissional é utilizado como um meio de avaliação médica e serve para assegurar que o candidato à vaga está apto para desempenhar as funções do cargo para o qual foi contratado.

Sendo assim. O exame avalia se o candidato é ou não fisicamente capaz de desempenhar as suas funções, bem como se existe algum risco potencial para a segurança tanto do profissional como daqueles que o rodeiam.

 

Quais os tipos e quando devem ser feitos?

Jovem aprendiz Brasil - Exame Admissional
Jovem aprendiz Brasil – Exame Admissional

Existem vários tipos de exame admissional, o tipo de exame que se faz depende do trabalho que irá desempenhar. Devem ser feitos, antes da contratação do funcionário.

 

 O que é avaliado durante o exame admissional?

Deve recolher informações como: as atividades anteriores do trabalho, se o indivíduo foi anteriormente operado, se foi exposto a riscos, se tem doenças crónicas, se está sob medicação controlada, etc.

Além disso, outros testes adicionais poderão ser solicitados após este teste, tais como o açúcar no sangue, urina, hemograma completo, colesterol, e outros.

Em casos de contratação para atividades em indústrias onde as atividades serão de riscos, os protocolos podem ainda incluir audiometria, eletrocardiografia, espirometria, eletroencefalograma, e outros tipos de testes.

 

Etapas do exame admissional

A primeira secção de qualquer exame admissional começa com um questionário sobre contratos de trabalho anteriores, para determinar se o candidato foi anteriormente exposto a doenças e riscos.

Podem ser feitas perguntas sobre a utilização de medicamentos de uso contínuo, bem como inquéritos sobre saúde psicológica, a fim de avaliar a possível exposição a substâncias nocivas e outras questões relacionadas com a profissão.

Além disso, geralmente há uma avaliação clínica nos exames críticos de entrada, durante os quais a pressão arterial e o batimento cardíaco são medidos, assim como o peso e a altura.

O certificado médico de capacidade funcional só é emitido após a avaliação clínica e os exames essenciais. Dessa maneira, estando tudo em conformidade o trabalhador já poderá dar inicio na empresa.

Pronto, agora você já sabe a importância do exame e como ele será realizado. No mais, não se preocupe, são exames de rotina estando tudo em conformidade, já começara no seu novo emprego.

Links Patrocinados

 

Links Patrocinados

Veja todas as vagas de Jovem Aprendiz e se inscreva em todas da sua região.
Curta nossas redes sociais Insta, Face e Twitter e receba vagas direto no seu feed.
Compartilhe esta vaga no seu feed! Ajude quem precisa de um emprego.