page title icon Teste Vocacional: Descubra qual a sua profissão

Links Patrocinados

Está começando a procurar uma profissão que combina com você, contudo está muito confuso e tendo dificuldades?

Com um Teste Vocacional você poderá descobrir suas habilidades e onde elas melhorem se encaixam.

O teste vocacional pode ser feito por diversos lugares, contudo, após nossa análise de testes, nomeamos o da Catho como o melhor do momento.

Embora a Catho seja paga o teste vocacional da mesma é gratuito e bastante completo.

O Teste Vocacional

Com o teste vocacional você irá alinhar seus desejos e habilidades afim de descobrir e conhecer a melhor profissão para você.

Links Patrocinados

Sendo assim será necessário que você se conheça, e esteja ciente de seus desejos e habilidades. Caso contrário, o resultado será insatisfatório como se fosse feito para outra pessoa.

Entendendo melhor a si mesmo com a pratica do autoconhecimento você terá maiores chances de ter um resultado favorável.

Embora o teste dê o resultado, você que deverá identificar se o resultado se assemelha ao seu perfil.

Caso contrário poderá refazer o teste refletindo melhor sobre sua personalidade ou escolher outra opção sugerida.

Como o Teste Vocacional funciona?

O teste vocacional da Catho é muito simples, serão cerca de 40 questões sobre conhecimento pessoal, habilidades e preferências.

O teste é bem rápido, onde você poderá fazer dentre 5 a 10 minutos. No fim ele irá te dar o tipo de perfil que você possuí sendo eles:

  • Existencial.
  • Musical.
  • Interpessoal.
  • Espacial Visual.
  • Corporal cenestésica.
  • Lógico matemática.
  • Naturalista.
  • Verbo Linguística.

Dentro de cada um desses perfis terão cerca de 12 profissões que possuem compatibilidade com o seu perfil. Dentre elas, você poderá escolher a que melhor se identifique.

Vale ressaltar que, as profissões selecionas estão separadas pela a ordem de compatibilidade. Dessa maneira, a primeira será mais compatível com seu perfil e as demais menos.

Porque fazer um Teste Vocacional?

Se você já tem uma base em relação a sua vida profissional desde cedo, ou já sabe em que área irá estudar, Ótimo! Já está no caminho.

No entanto, nem todas as pessoas já definiram ou descobriram qual a vocação e muitas vezes isso ocorre porque ainda não se conhecem direito.

Dessa maneira o teste vocacional pode desempenhar essa reflexão e quebrar paradigmas, possibilitando te direcionar para moldar seu profissional.

Teste Vocacional: Quais as vantagens?

Durante nosso desenvolvimento de personalidade, somos moldados de acordo com os valores dentro do ambiente que crescemos. Dessa forma, ao não perceber a compatibilidade dos valores em nós, alguns problemas aparecerão, e assim ficará difícil traçar suas próprias escolhas.

As vantagens de passar pelo teste vocacional é que ele pode ajudar a pensar sobre o que queremos e quebrar alguns paradigmas em nossa cabeça.

Dessa maneira, você irá analisar o seu ser, e com suas características, moldar o seu profissional entendendo sua vocação.

Desta forma, com mais energia e garra para enfrentar o mercado de trabalho, podendo se dedicar aos estudos e objetivos que você estabelecerá, a partir disto.

Links Patrocinados

Como fazer o meu teste vocacional?

Para fazer o seu teste vocacional é muito simples, primeiramente você deverá:

  • Acessar o site oficial da Catho.
  • Clique em “Fazer o teste agora”.
  • Faça o seu cadastro.
  • Responda todas as perguntas.
  • Aproveite o resultado.

Pronto, agora você sabe qual seu perfil profissional e ajudará a alinhar seu perfil pessoal com as profissões que te agradem.

Como mudar o resultado do meu teste?

Para que o resultado do seja agradável, você deverá alinhar seu perfil para as características que você admira sem mudar as respostas.

Sendo assim, é importante adentrar nas realidades que agradam, para avaliar a si mesmo. Por exemplo, se você acha que deveria ser mais sério, mais alegre, mais tolerante, apenas seja.

No fim devemos saber que ninguém sabe realmente qual o sentido da vida, e temos que criar isso para nós mesmo.

Links Patrocinados

Portanto, se o teste apresentar um resultado insatisfatório, só irá provar o quão distante está dos seus objetivos.