page title icon Jovem Aprendiz mais de uma vez? É permitido?

Links Patrocinados

Para quem nunca trabalhou e precisa de uma primeira oportunidade de emprego as vagas de Jovem Aprendiz são ideais, mas posso ser jovem aprendiz mais de uma vez?

Muitas dúvidas são geradas sobre quantas vezes é possível ser Jovem Aprendiz e iremos te explicar tudinho aqui.

 

O que é o programa Jovem Aprendiz?

O programa Jovem Aprendiz é uma vaga de introdução a carreira, onde você será contratado por uma empresa para receber treinamento.

Esse treinamento deverá ser feito pela a empresa e uma instituição profissionalizante parceira. Ainda, o candidato ainda deverá receber por seu trabalho.

Links Patrocinados

O jovem ainda deverá ser a todo momento acompanhado e gerenciado, a fim de aprender e não cometer nenhum erro sem que veja.

Assim, ele irá entender como o mercado de trabalho funciona por dentro e por fora e saberá como se inserir onde possuí interesse.

 

Como funciona o programa de aprendizagem?

Na regra jovens de 14 a 24 anos que estejam matriculados ou formados na escola de nível regular poderão participar da vaga.

Contudo, eles deverão ser considerados de vulnerabilidade social, ou seja, tenha estudado em escola pública ou tenha renda familiar menor que até 3 salários mínimos per capita (renda por integrante familiar).

Sobre a carga horária o jovem poderá enfrentar uma jornada de até 2 anos de contrato, onde deverá aprender sobre sua área de contratação e o mercado de trabalho.

 

Pode ser Jovem Aprendiz mais de uma vez?

As empresas dão preferência por contratar jovens que não possuem experiência profissional e fornecer o curso de capacitação profissional.

Entretanto, caso você já tenha sido contratado como um Jovem Aprendiz, mas tenha feito somente 1 ano de contratação, você poderá ser Jovem Aprendiz mais de uma vez.

Segundo a lei, é permitido até 2 anos de aprendizagem, sendo assim, será possível o máximo de até 2 contratos de 1 ano.

Contudo, caso você tenha sido contratado por 1 ano e 1 mês, infelizmente não poderá ser contratado de novo, pois os contratos possuem duração mínima de 1 ano.

Como o limite acaba sendo 2 anos, você não poderá fazer um novo contrato de apenas 11 meses.

 

Pode ser Menor Aprendiz mais de uma vez?

As vagas de Jovem Aprendiz e Menor Aprendiz são a mesma coisa, a única coisa que muda, é a responsabilidade que a empresa terá com o funcionário.

No caso de Jovem Aprendiz, maiores de 18, o candidato será maior de idade, e tudo poderá ser resolvido com ele. Contudo, no caso de Menor Aprendiz, menores de 18 a empresa deverá estar sempre em contato com os pais sobre a segurança do funcionário.

Links Patrocinados

Sendo assim, no caso de ter sido Menor Aprendiz as regras serão as mesmas e você poderá ser Jovem Aprendiz mais de uma vez, caso não tenha feito mais de 1 ano de experiência.

 

Posso estender meu contrato com a empresa?

Caso você seja contratado por uma empresa por menos de 2 anos, você deverá encerrar um contrato para começar outro. Sendo assim, é muito difícil uma empresa estender seu contrato, pois os custos da demissão e contratação para o mesmo cargo acabam não valendo a pena.

Sendo assim, acaba sendo praticamente impossível realizar uma prorrogação neste tipo de cargo. Por esse motivo, pode ser mais viável tentar ser Jovem Aprendiz mais de uma vez em outra empresa.

 

Agora você sabe as regras para ser Jovem Aprendiz mais de uma vez. Além disso encontre Vagas de Jovem Aprendiz em nosso site.

Também aconselhamos que você siga nossas dicas para te deixar atualizado pelo mercado de trabalho, para isso utilize o nosso site.

Ainda mais, utilize nossas redes sociais com diversas dicas exclusivas para a sua orientação profissional. Não perca a chance de nos seguir no Instagram, Facebook e Twitter.

Links Patrocinados