Rede Social: Entenda a importância no mercado de trabalho

links patrocinados

Com o avanço da tecnologia cada vez mais as empresas estão de olho e dentro do mundo digital. Devido a maioria das pessoas estarem conectadas a uma rede social, ela se tornou o local alvo das empresas.

Isto porque a rede social conecta as pessoas, e por isso fica muito mais fácil fazer publicidade, divulgação ou até mesmo pesquisa sobre as pessoas que possam se conectar com as empresas.

Deste modo é fundamental você saber como as redes sociais funcionam, para que saiba tirar mais proveito e até utiliza-las profissionalmente.

links patrocinados

O que é uma rede social?

Uma rede social é qualquer plataforma na internet que tem interação com diversos usuários, empresas, etc. Pegamos como exemplo o Instagram, a plataforma é para divulgação de mídias como vídeos e fotos.

Dessa maneira, cada perfil pessoal segue os perfis profissionais que estão divididos em diversos tipos de conteúdo. Como por exemplo, os canais de moda, culinária, viagem, vendas, dicas, etc.

E assim, geram-se oportunidades tanto para aprender algo novo, quanto se entreter, sendo possível até divulgar trabalhos ou vender algo como loja virtual.

A rede social é uma ótima ferramenta de construção de networking pessoa e marketing pessoal. Todas as redes sociais precisam de internet para utilização e por isso necessitam de investimento.

Porque ter uma rede social?

Bom isso dependerá exclusivamente de você! Isso porque cada rede social terá o seu objetivo e você deverá aprender utiliza-las corretamente para chegar em algum lugar. Contudo em praticamente todas você poderá:

  • Aumentar a sua popularidade.
  • Conseguir dinheiro através de vendas do seu produto.
  • Encontrar clientes ou até mesmo parceiros.
  • Ter um local organizado para seu produto de interesse.
  • Conseguir patrocínio.
  • Entretenimento.

A rede social poderá ser utilizada tanto para algo pessoal como para o profissional.

O valor da rede social dentro do mercado de trabalho

Uma rede social dentro do mercado de trabalho terá um peso um pouco diferente do que você imagina, isso porque ao cria-la provavelmente você usará ela mais para o seu pessoal, já as empresas utilizará para o profissional.

Sendo assim é importante que você saiba equilibrar os dois no caso de ter somente 1 perfil para profissional e pessoal. Deste modo entenda para que cada rede social é utilizada:

Instagram

O Instagram, como mencionado acima, é uma rede social de divulgação de imagens e vídeos de forma mais pessoal. Ela poderá ser utilizada para a divulgação da sua vida pessoal, ou profissional.

Ele funciona com o sistema de seguir, nele você irá seguir os perfis desejados, para que você possa ver sempre as divulgações ou publicações feitas pelo mesmo.

Funções básicas do Instagram:

  • Feed: Nesta área você poderá ver todas as publicações patrocinadas e de pessoas que você seguir.
  • Pesquisa: Nesta área você poderá ver as publicações com maiores visualizações e pesquisar novos perfis para seguir.
  • Postagem: Nesta área você poderá adicionar uma foto ou vídeo para ser postada, além de cria-los no momento exato.
  • Atividades: Nesta área você poderá ver todas as pessoas que te seguiram, curtiram ou tiveram alguma interação com você.
  • Perfil: Nesta área estará exposto o seu perfil, todas as suas publicações postadas, como descrição e pessoas que segue ou te seguem.
  • Inbox: Sendo o chat da rede social.

Facebook

O Facebook é uma rede social muito utilizada, possuindo infinitas funcionalidades, é bastante utilizado pelas as empresas para alisar perfis de candidatos para vagas.

Deste modo com ele você poderá:

  • Feed: Aqui você poderá analisar todo conteúdo de todas as pessoas que você adicionou ou páginas que seguiu.
  • Perfil: Aqui você poderá analisar todo o conteúdo compartilhado ou criado por sua conta.
  • Páginas: Com as páginas você poderá seguir um conteúdo específico para receber mais informações sobre ele.
  • Marketplace: Aqui você poderá diversos produtos em venda.
  • Watch: Aqui você poderá ver diversos vídeos de páginas ou pessoas que estão em alta no mundo.
  • Notificações: Nesta parte você será sinalizado quando qualquer conteúdo do seu interesse for postado ou compartilhado diretamente ou indiretamente para você.

Funções básicas do Facebook para ajudar no perfil profissional

  • Canal de comunicação entre pessoas como grupos de divulgação de vagas de emprego
  • Compartilhamento de notícias, que é bastante utilizado pelas empresas
  • Utilizar o conteúdo de outras pessoas para divulgação no perfil pessoal
  • Seguir páginas de empresas nas áreas profissionais que tem interesse e fazer contato com as empresas.
  • Utilizar para pesquisar vagas de emprego e encaminhar currículos

Sendo assim, é possível também fazer contatos profissionais com empresas, onde o seu perfil pessoal/profissional poderá encontrar oportunidades de emprego por exemplo.

Por isso, utilizar a rede social do Facebook de maneira consciente aproveitando os conteúdos de qualidade para favorecer seu perfil profissional é uma boa alternativa.

Whatsapp

Sendo a rede social mais utilizada, o Whatsapp ainda é a mais limitada, pois tem a função apenas de comunicação. Contudo essa limitação não diminui sua utilização, e acaba tornando a rede social a mais utilizada.

Ela veio para substituir as ligações e mensagens de texto que eram utilizadas anteriormente. Sendo assim é necessário que você tenha o número de telefone da pessoa ou empresa desejada e que a mesma esteja dentro da rede social.

Com o Whatsapp é possível:

  • Mandar mensagens de texto.
  • Enviar e criar áudios de voz.
  • Enviar arquivos e fotos.
  • Fazer ligações de voz e de vídeo.
  • Enviar localização.
  • Enviar contatos.
  • Criar stories: Imagens e vídeos em tempo real para compartilhar com seus contatos.
  • Criar grupos para contato coletivo.

A rede social serve unicamente para a conversação e divulgação de comunicados. Sendo assim muito utilizada não só para uso pessoal, mas pelas as empresas. Isso devido o vasto alcance de pessoas dentro do app e a praticidade do mesmo.

É muito comum ouvir que pessoas odeiam entrar em grupo pois o mesmo está no grupo da família, da empresa, da faculdade, dos amigos, etc.

LinkedIN

O LinkedIN é a ferramenta de utilização para o mundo profissional, nele você irá criar o seu perfil profissional, com o currículo e descrição profissional completa.

Deste modo o mesmo servirá quase como um currículo, onde você poderá adicionar colegas de trabalho ou pessoas de referência dentro do mercado de trabalho na qual você teve contato significativo.

Além disso com o LinkedIN você poderá:

  • Adicionar seu currículo e perfil profissional.
  • Adicionar colegas de trabalho para montar o seu networking pessoal.
  • Adicionar empresas para ficar pode dentro de oportunidades de emprego online.
  • Ficar por dentro de noticias e novidades sobre o mundo profissional ou financeiro.
  • Fazer publicações de vagas ou oferecendo seu trabalho ou serviço.

O LinkedIN por ser uma rede profissional, terá a função apenas para isso e então é a menos utilizada. Contudo de grande importância, pois ela será puxada por empresas em processos seletivos a fim de conhecer mais o perfil e interesse do candidato.

Sendo assim você deverá realizar sua conta caso precise procurar um emprego, caso contrário poderá ser mal visto como se não fosse realmente preparado.

Youtube

Embora não seja uma rede social que as empresas utilizarão para analisar o seu perfil ou coisas do tipo, você poderá ter 2 funcionalidades cruciais com ela, sendo assim:

  • Criar um conteúdo original.
  • Aprender novos conteúdos.
  • Se entreter.

O Youtube é uma plataforma de divulgação de vídeos, sendo assim o mesmo servirá apenas para isso.

Entretanto a  rede social é bastante rica, onde você poderá aprender sobre qualquer conteúdo que deseja lá dentro.

Você poderá utilizar os Digitais Influencers como referência para esse trabalho, pois em grande maioria eles se originaram do Youtube.