page title icon Contratação de Jovem Aprendiz: Como é feita?

Links Patrocinados

Procurando uma oportunidade de primeiro emprego, mas não sabe nem como isso ocorre? Bom veja como é feita a contratação de Jovem Aprendiz.

É tudo muito simples, mas deve acontecer de forma clara e simples, devido a falta de experiência do candidato. Ele ainda poderá ser acompanhado por um responsável a todo momento, até mesmo nas entrevistas de emprego.

 

Processo seletivo

O candidato que se inscreveu em uma vaga de Jovem Aprendiz deverá passar por todo o processo seletivo antes de começar a sua carreira em uma empresa.

Sendo assim, ele deverá passar por diversas entrevistas de emprego, sendo no máximo 6 ou 7 e no mínimo 2 ou 3.

Links Patrocinados

As entrevistas poderão ser em:

  • Entrevista em grupo.
  • Teste e dinâmica.
  • Entrevista individual.
  • Entrevista com gestor.
  • Triagem.
  • Negociação.
  • Contratação.

Caso ele agrade o entrevistador e demonstre competências para enfrentar o cargo ele será encaminhado para a contratação de Jovem Aprendiz.

 

Contratação de Jovem Aprendiz e assinatura de contrato

A contratação do Jovem Aprendiz deverá ocorrer em uma situação diferente das entrevistas de emprego, onde ele não estará sendo analisado.

Ele será encaminhado para uma sala com diversos outros jovens que também serão contratados. No caso de menores de 18 será necessário o acompanhamento de um responsável.

Nessa sala deverá ser esclarecido todos os pontos do contrato e feito um resumo sobre o que está disposto nele. Além disso, o jovem e o responsável poderão ler o contrato de aprendizagem e então assinar se estiverem de acordo.

No caso de maiores de 18 anos, ele poderá fazer sozinho ou acompanhado, mas o aconselhável é que ele vá sozinho.

Leia o contrato atentamente, e assine somente se estiver de acordo, lembrando que o documento também deverá ter a assinatura da empresa.

 

Apresentação da empresa

Depois da assinatura do contrato de aprendizagem será efetuada a contratação de Jovem Aprendiz, e ele deverá ser conduzido aos seus primeiros dias de trabalho.

Nesse processo, que pode ser chamado também de Triagem, a empresa deverá apresentar o prédio da empresa, equipes e as áreas.

Aqui também deverá ser feita uma apresentação a funcionários principais que o jovem precisa conhecer. Além de conhecer um pouco sobre a história da empresa.

Ainda mais, acontecerá o cadastro do jovem nos sistemas da empresa, crachás e diversas outras etapas para efetuar a sua presença na empresa. Normalmente ela tem duração de 1 a 2 semanas.

Nesta etapa também será esclarecido os dias de trabalho na empresa e os dias do curso de capacitação profissional na empresa parceira e local.

Depois disso, você será conduzido para a sua área, local de trabalho e atividades, onde deverá ser acompanhado pelo gestor da sua área.

Links Patrocinados

A partir daí, que a contratação de Jovem Aprendiz estará totalmente completa e ele poderá começar as suas atividades com uma boa noção do trabalho.

Lembrando que vagas de Jovem Aprendiz são de introdução a carreira, onde o jovem deverá ter uma margem de tolerância a erros, para aprender a trabalhar e se inserir no mercado de trabalho.

Agora que você sabe tudo o que precisa sobre a contratação de Jovem Aprendiz siga nossas dicas para te deixar atualizado sobre o mercado de trabalho, para isso utilize o nosso site do Jovem Aprendiz Brasil.

Links Patrocinados

Ainda mais, utilize nossas redes sociais com diversas dicas exclusivas para a sua orientação profissional. Não perca a chance de nos seguir no Instagram, Facebook e Twitter.